Governanças de TI – alinhamento aos objetivos estratégicos da empresa

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtez

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

A Tecnologia da Informação (TI) tem se demonstrado cada vez mais determinante na condução e no sucesso das organizações, pois é essencial ao seu funcionamento, não somente por sustentar as operações e garantir a sua continuidade, mas, principalmente, por permitir a expansão e inovação dos negócios, oferecendo um diferencial competitivo. Por decorrência das exigências regulatórias a TI vem sendo elemento fundamental na mitigação dos riscos, inerentes a um mundo cada vez mais interconectado e, sob a ótica do Negócio, esta tem sido fator de decisão, inovação e eficiência operacional impactando os resultados da organização.

Como objetivo geral este estudo intenciona identificar e apresentar as práticas comuns no Alinhamento de TI aos objetivos estratégicos das empresas que, especificamente, são três Instituições Financeiras. Metodologicamente a pesquisa enfoca, em primeira instância, a revisão da literatura, por meio de levantamentos bibliográficos, em produções acadêmicas, em periódicos e em meio eletrônico visando apontar os principais conceitos atinentes ao tema.

O estudo apresenta, em segunda instância, o desenvolvimento de um Estudo de Caso sobre as práticas adotadas pelas três Instituições Financeiras, para assegurar o alinhamento de TI aos seus objetivos estratégicos. As três instituições financeiras foram escolhidas por estarem situadas entre as 10 instituições bancárias de maior desempenho no Brasil.

Para pesquisá-las houve a elaboração de um formulário, que foi devidamente preenchido pelos responsáveis das áreas de Tecnologia da Informação (um de cada banco) e de Negócios (três do Banco A, três do Banco B e dois do Banco C) almejando obter uma visão da prática de cada um, bem como as práticas que eles possam ter em comum.

Após a devolutiva do formulário, houve um processo de entrevista, no qual cada um teve a oportunidade de explanar sobre a pesquisa, sobre as respostas, ou mesmo sobre os conceitos abordados. Os resultados obtidos na pesquisa se inicia pela apresentação do perfil dos pesquisados, os resultados obtidos e a discussão teórica-prática dos dados coletados.

Alinhamento Estratégico

Desempenho Bancário