Green IT – uma proposta de avaliação de competências.

Data de Apresentação:15/03/2016 Autor: Samuel de Barros Moraes
Gestão de Sistemas Produtivos
Profª. Drª. Celi Langhi

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Luiz Teruo Kawamoto Júnior

MORAES, B. S. Green IT – uma proposta de avaliação de competências. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

Considerando que a tecnologia da informação sustentável ainda não é estudada de maneira suficiente para que todo o potencial seja aplicado como fator de sucesso do negócio, posicionando-a como parte integrante da estratégia empresarial.

Esta dissertação aborda o tema Green IT do ponto de vista dos indivíduos, discutindo o uso sustentável de tecnologia da informação e o processo de gestão por competências, propondo a fusão dos dois conceitos, para desenvolver um padrão de referência em competências Green IT.

Os conceitos de uso sustentável de tecnologia da informação são identificados, validados e priorizados, mediante uma pesquisa qualitativa tipo survey com profissionais de mercado, assim permitindo compor um padrão de referência de competências Green IT, com o qual se pode medir os gaps. Este padrão de referência foi aplicado em uma empresa de telecomunicação onde se fez uma análise da empresa e individualmente de cada empregado. Foi identificado que a empresa não faz o uso sustentável da tecnologia e que os colaboradores necessitam de treinamento para atuarem com Green IT.

Gestão de Competências

Green IT