Português Ingles Espanhol

Dissertação

Guia de referência para qualidade da usabilidade de projetos de interfaces em processo de desenvolvimento de software

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:28/06/2012 Autor: Armando Nazaré de Oliveira
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Orientador:
Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Profª. Drª. Lucia Vilela Leite Filgueiras

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Resumo

O presente trabalho propõe um guia de referência para a verificação de qualidade do projeto de interfaces em processos de desenvolvimento de software estruturados e bem definidos, sob a perspectiva da usabilidade. Tal guia visa orientar o processo de construção de interfaces ao invés de validar apenas o produto final ou intermediário gerado, considerando que uma forma de trazer qualidade e eficácia na adoção de um software é por meio do foco no desenvolvimento de sua interface.

Como boa parte dos conjuntos de melhores práticas foca em técnicas específicas de verificação e validação e não no planejamento de todo o processo, foi realizado um levantamento das melhores práticas de usabilidade, coletadas de normas, padrões, modelos, guias e referencial teórico.

Além de apresentar o processo para elencar e consolidar as práticas para a elaboração do guia, o trabalho mostra os resultados da verificação da aplicabilidade do mesmo mediante análise de seu uso em um processo real de uma instituição que atua no desenvolvimento de sistemas. Tal análise foi feita a partir da avaliação, por especialistas da área de usabilidade, da efetividade e relevância das práticas mencionadas no guia, a coerência de sua estrutura e seu uso.

 

desenvolvimento de software

IHC e avaliação de processos

usabilidade