Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
Profa. Dra. Patrícia Aparecida Bioto - UNINOVE
Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS
FRANÇA, C. Implementação do novo ensino médio: um estudo comparado do itinerário
formativo técnico.
130 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento
da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,
São Paulo, 2025.
Propõe-se como objeto de estudo o
itinerário formativo técnico que ganha existência com a reforma do ensino médio
criada pela Lei nº 13.415/17. Partindo deste objeto de estudo, a questão que
motivou e direcionou o desenvolvimento desta pesquisa é: como as maiores redes
de ensino médio público do Estado de São Paulo implementaram seus novos modelos
curriculares, especificamente seu itinerário formativo de ensino técnico? A
partir deste questionamento, delimitou-se como objetivo geral a análise da
implementação do itinerário formativo técnico nos sistemas de ensino médio de
duas instituições selecionadas, a partir dos documentos legais orientadores e
da visão dos professores atuantes nesse período de mudança. Como objetivos específicos,
a pesquisa elenca: (1) analisar a caracterização do currículo de ensino médio
com sua nova forma de integração com a educação profissional e tecnológica, (2)
registrar e analisar as opções curriculares das duas instituições escolhidas e
(3) interpretar e comparar os formatos do novo ensino médio nessas
instituições. Partindo dos objetivos apresentados, a pesquisa foi então
desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa. Os instrumentos adotados são a
análise documental, bibliográfica e pesquisa com docentes envolvidos no processo.
Definiu-se como universo da pesquisa a SEDUC-SP e o CEETEPS, ambos no Estado de
São Paulo. Os sujeitos são os cursos de ensino médio, com foco principal no
itinerário formativo técnico, implementados com a reforma. A pesquisa utiliza
na argumentação autores como Marsh, Willis, Smith, Grove, Short, Posner,
Adamson, Moris e Dale. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se
afirmar que a flexibilização do novo modelo trouxe a precarização da qualidade
tanto do ensino médio como do ensino técnico. O produto da pesquisa é uma
oficina para formação continuada docente sobre o assunto pesquisado.