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Dissertação

Inclusão étnico-racial na educação profissional técnica no brasil: desafios e perspectivas

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Data de Apresentação:26/02/2025 Autor: Fernando Costa Klauk
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão e Avaliação
Orientador:
Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:
Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo -  CEETEPS
Prof. Dr. Jason Ferreira Mafra - UNINOVE
Prof. Dr. Michel Mott Machado -  CEETEPS

Resumo

KLAUK, F. C. Inclusão Étnico-Racial na Educação Profissional Técnica no Brasil: Desafios e Perspectivas. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

 

O presente trabalho tem por objetivo analisar a implementação de políticas públicas de inclusão étnico-racial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) da rede federal, no período da reforma do último PNE 2014-2024. A pesquisa se justifica pela necessidade de compreender como essas políticas contribuem para a inclusão da população negra (preta e parda) na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um cenário historicamente marcado por desigualdades sociais e educacionais. Norteado por estudos como os de Sassaki (1999) e Sposati (2002), que discutem a inclusão social como um processo que deve promover a participação de todos os grupos e a equidade como condição essencial para combater as desigualdades raciais, e de Ramos (2014) e Saviani (2005), que analisam de forma crítica o desenvolvimento da Educação Profissional Técnica como reflexo das transformações sociais e econômicas no Brasil, o estudo busca avaliar a eficácia dessas ações e propor recomendações para o aprimoramento das políticas públicas de inclusão étnico-racial na Educação Profissional Técnica. A pesquisa adotou uma abordagem predominantemente quantitativa, centrada na análise de dados estatísticos e indicadores educacionais. Também integrou elementos qualitativos, ainda que de maneira complementar, para a contextualização e interpretação dos resultados no âmbito das políticas públicas de inclusão, acrescidos de procedimentos técnicos, como a pesquisa bibliográfica e documental. O estudo buscou analisar a aplicação dessas políticas, o que possibilitou ampliar o entendimento das limitações e dos progressos identificados. A coleta de dados abrangeu a pesquisa documental e bibliográfica, que envolveu a análise de fontes primárias, como leis, decretos, documentos curriculares e regulamentos institucionais, além de documentos legislativos em âmbito nacional e estadual relacionados à Educação Profissional Técnica. Os dados foram extraídos de plataformas eletrônicas institucionais e governamentais, como a Plataforma Nilo Peçanha, IBGE, IPEA e a plataforma SUAP do IFSP. Os principais resultados indicam avanços na inclusão étnico-racial, embora persistam as barreiras na implementação uniforme das políticas entre as instituições.

Educação Profissional. Inclusão Étnico-Racial. Políticas Públicas. PNE 2014-2024. Rede Federal de Ensino.