Mapas Mentais na educação profissional e Instrumentos de avaliação

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Profª. Drª. Rúbia Cristina Cruz

GARCIA, C.A.M. Mapas Mentais na educação profissional e Instrumentos de avaliação: 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Nas recorrentes discussões sobre a educação no século XXI quanto à necessidade de renovação, de predisposição para a prática de metodologias que estimulem o pensamento crítico e tornem a aprendizagem significativa, a avaliação pode ser também parte importante desse processo de aprendizagem. Este estudo objetiva discutir se o uso de mapas mentais como instrumento de avaliação é válido e reflete a aprendizagem, com base nas notas finais dos alunos da disciplina de Gestão de Equipes do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nos mapas mentais desenvolvidos nos primeiros semestres dos anos letivos de 2016 e 2017. Este estudo classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, por ter como base dados diversificados, como os mapas mentais, listas de conceitos e programa da disciplina. Conforme a análise dos mapas mentais e dos resultados obtidos em ambas as turmas as notas alcançadas mantiveram-se acima da média mantendo-se o nível de aproveitamento, o que permite concluir que o uso dos mapas mentais é apropriado como instrumento de avaliação na perspectiva de uma aprendizagem significativa, o que se aplicaria na disciplina em questão, mas também poderia ocorrer em disciplinas da área de humanas e das ciências sociais.

Mapas Mentais

Educação Profissional Tecnológica