Melhoria de práticas em requisitos de software para desenvolvimento de sistemas de informação: uma proposta de Roadmap

Data de Apresentação:01/07/2022 Autor: Isabella de Araujo Cionini Menezes
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa - CEETEPS

Profa. Dra. Lucia Vilela Leite Filgueiras - USP

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

MENEZES, I. A. C. Melhoria de práticas em requisitos de software para desenvolvimento de sistemas de informação: Uma proposta de roadmap. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

As empresas, em geral, têm buscado constantemente melhorar a qualidade em seus processos de desenvolvimento de software. A área de requisitos é apontada como a responsável por muitos dos problemas que ocorrem no processo de desenvolvimento de software. Uma especificação de requisitos de má qualidade pode ainda diminuir a eficiência em todas as etapas restantes do desenvolvimento de um software e a compreensão incorreta dos requisitos ou a falta de gestão de mudanças destes ao longo do processo de desenvolvimento, podem acarretar diversos prejuízos aos sistemas de informação desenvolvidos. O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais dentro do projeto Gestão da Tecnologia da Informação, tem por objetivo identificar as melhores práticas em requisitos de software e propor um roadmap que auxilie na identificação das práticas atuais em requisitos, identifique os problemas existentes e sugira a adoção de melhores práticas em requisitos de software em empresas. Para isto, foi realizada uma análise bibliográfica para identificar as melhores práticas em requisitos de software nos diferentes métodos de desenvolvimento e aplicada uma survey exploratória para que profissionais do mercado avaliem quais podem ser consideradas como melhores práticas em requisitos de software. Foram identificadas na literatura 27 práticas em requisitos que podem ser aplicadas do início ao fim do processo de desenvolvimento. Os resultados da survey apontaram um incentivo ao uso dos métodos ágeis por parte das organizações dos respondentes e confirmaram a aplicação de práticas já consagradas, além de identificar o uso inicial de algumas práticas menos conhecidas. O trabalho apresenta também uma avaliação preliminar do roadmap proposto que busca conduzir as empresas a melhorar suas práticas em requisitos a partir de uma autoavaliação das práticas atuais e sugestão de melhorias nas práticas de acordo com os principais problemas apontados nas atividades de requisitos.

Sistemas Produtivos. Requisitos. Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas de Informação. Roadmap