Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS
Prof. Dr. Adilson Caldeira - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Profa. Dra. Denise Maria Martins - CEETEPS
TAVARES, V. F. O estudo da motivação docente no âmbito da educação
profissional técnica. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento
da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,
São Paulo, 2025.
A presente dissertação analisou as
influências das políticas e práticas de Gestão de Recursos Humanos na motivação
docente dentro de uma instituição de educação profissional técnica. A pesquisa
quali-quanti, com a parte quantitativa como suporte, revelou que a motivação
dos docentes é influenciada tanto por fatores intrínsecos (prazer, propósito,
realização, desafios, entre outros) quanto por fatores extrínsecos (condições
de trabalho, remuneração, benefícios, entre outros). Ao mesmo tempo, foram
sinalizados aspectos de desmotivação, frequentemente associados ao ambiente de
trabalho, e, assim como os benefícios disponíveis, eles nem sempre são de
conhecimento dos sujeitos de pesquisa. Para tanto, identificou-se o perfil
docente pertencente a uma instituição de educação profissional técnica e foram
empregadas técnicas de pesquisas bibliográficas e documentais, abrangendo
pesquisa survey. Para a coleta de dados, foram realizadas pesquisas
documental e bibliográfica, além da aplicação de um questionário a docentes,
que continha perguntas fechadas e abertas. A amostra foi composta por 63
docentes, selecionados de forma não probabilística por conveniência do
pesquisador, a partir de um universo de 146 docentes da instituição, analisados
em três unidades pesquisadas que a compõem. Nas questões fechadas, adotou-se a
escala do tipo Likert de seis pontos, possibilitando análise estatística
descritiva. Nas questões abertas, foi realizada análise de conteúdo, segundo Bardin
(1977). Atendendo aos requisitos do programa de Mestrado em Gestão e
Desenvolvimento da Educação Profissional, elaborou-se uma proposta sob o
enfoque de Workshops vivenciais com o propósito de promover a reflexão acerca
das políticas e práticas adotadas pela Gestão de Recursos Humanos. A relevância
teórica do estudo alinhou-se a várias teorias clássicas e contemporâneas sobre
motivação, contribuindo para a compreensão do construto nas organizações
educacionais públicas.