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Dissertação

O estudo da motivação docente no âmbito da educação profissional técnica

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Data de Apresentação:25/03/2025 Autor: Valter Fernandes Tavares
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Prof. Dr. Roberto Kanaane
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Prof. Dr. Adilson Caldeira - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Profa. Dra. Denise Maria Martins - CEETEPS

Resumo

TAVARES, V. F. O estudo da motivação docente no âmbito da educação profissional técnica. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

A presente dissertação analisou as influências das políticas e práticas de Gestão de Recursos Humanos na motivação docente dentro de uma instituição de educação profissional técnica. A pesquisa quali-quanti, com a parte quantitativa como suporte, revelou que a motivação dos docentes é influenciada tanto por fatores intrínsecos (prazer, propósito, realização, desafios, entre outros) quanto por fatores extrínsecos (condições de trabalho, remuneração, benefícios, entre outros). Ao mesmo tempo, foram sinalizados aspectos de desmotivação, frequentemente associados ao ambiente de trabalho, e, assim como os benefícios disponíveis, eles nem sempre são de conhecimento dos sujeitos de pesquisa. Para tanto, identificou-se o perfil docente pertencente a uma instituição de educação profissional técnica e foram empregadas técnicas de pesquisas bibliográficas e documentais, abrangendo pesquisa survey. Para a coleta de dados, foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica, além da aplicação de um questionário a docentes, que continha perguntas fechadas e abertas. A amostra foi composta por 63 docentes, selecionados de forma não probabilística por conveniência do pesquisador, a partir de um universo de 146 docentes da instituição, analisados em três unidades pesquisadas que a compõem. Nas questões fechadas, adotou-se a escala do tipo Likert de seis pontos, possibilitando análise estatística descritiva. Nas questões abertas, foi realizada análise de conteúdo, segundo Bardin (1977). Atendendo aos requisitos do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, elaborou-se uma proposta sob o enfoque de Workshops vivenciais com o propósito de promover a reflexão acerca das políticas e práticas adotadas pela Gestão de Recursos Humanos. A relevância teórica do estudo alinhou-se a várias teorias clássicas e contemporâneas sobre motivação, contribuindo para a compreensão do construto nas organizações educacionais públicas.

educação profissional técnica; motivação profissional; motivação docente; políticas e práticas de Gestão de Recursos Humanos; benefícios