O impacto da adoção e incorporação do comércio eletrônico nas empresas de Bauru

Data de Apresentação:09/07/2009 Autor: Marcelo Lampkowski
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Prof. Livre Docente Angelo Cataneo

Atualmente, a Tecnologia da Informação (TI) é utilizada de maneira cada vez mais intensa e ampla pelas organizações, como uma poderosa ferramenta, que afeta as bases da competitividade e estratégias empresariais. Um dos aspectos mais importantes deste novo contexto é o surgimento do ambiente digital que passou a permitir a realização de negócios pelo Comércio Eletrônico (CE). Na história da humanidade, poucas inovações reúnem tantos benefícios potenciais quanto o CE.

A natureza global da tecnologia, a possibilidade de atingir milhões de pessoas, a sua natureza interativa, suas diferentes possibilidades de utilização, recursos e a rápida expansão da infra-estrutura que lhe dá suporte resultam em inúmeros benefícios para as empresas. Contudo, apesar da importância do CE no cenário econômico atual, nota-se uma carência de estudos e pesquisas no que se refere ao impacto causado pela sua adoção e incorporação nas atividades empresariais.

Buscar o preenchimento desta lacuna foi o fator que motivou a elaboração deste trabalho, que objetivou identificar como o processo de adoção e implantação do CE afeta as principais funções e atividades empresariais. Este trabalho se justifica pela necessidade de adaptação e de adequação das empresas no ambiente do CE para garantir a competitividade no mercado, a continuidade do negócio e sucesso no novo cenário. A perspectiva de contribuição dá-se pela necessidade de conscientização do planejamento para a realização do CE.

Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa que se serviu de um instrumento de coleta de dados estruturado baseado em um questionário, o qual foi aplicado a uma amostra composta por 26 empresas selecionadas por conveniência. Os resultados da pesquisa possibilitaram identificar que as áreas de marketing e produção de uma empresa foram as que sofreram maior impacto após a implantação do CE, bem como propor relações para serem investigadas em estudos futuros.

Adoção

Comércio Eletrônico