O Model-Based-Design e Model-Based-Testing no desenvolvimento de testes automáticos na fabricação de aeronaves: Uma especificidade da Manufatura Virtual

Data de Apresentação:16/12/2014 Autor: Carlos Eduardo Cassiano Pinto
Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Carlos Cesar Aparecido Eguti

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

O desenvolvimento dos procedimentos de teste eletroeletrônicos da produção numa fabricante de aeronaves regionais de médio porte é normalmente baseado em metodologias tradicionais, caracterizadas pela utilização de documentações formais e estáticas, impossibilitando sua validação e verificação antecipada, resultando assim em baixa maturidade para aplicação nas aeronaves protótipo.

Este trabalho propõe a utilização das técnicas de Model-Based-Design e Model-Based-Testing como forma de diminuir o ciclo de desenvolvimento dos testes e aumentar a maturidade dos procedimentos de teste para aplicação nos protótipos. O uso de modelos de simulação possibilita a capacidade de representar o comportamento real de um sistema dinâmico, permitindo a sua analise e verificação. As técnicas de modelagem e simulação têm sido largamente utilizadas no desenvolvimento de sistemas complexos, a fim de minimizar os testes realizados em protótipos reais que usualmente possuem custo elevado.

A utilização destas técnicas inovadoras visa antecipar a detecção de possíveis defeitos nos procedimentos de testes, reduzindo custo, pois serão identificados ainda nas etapas iniciais de desenvolvimento. A metodologia utilizada por este trabalho foi uma pesquisa-ação, realizada por meio de um workshop. Neste workshop, foram coletadas diversas informações referentes ao processo atual de desenvolvimento dos testes de produção existente na empresa. Em posse destes dados, foi proposto um novo processo de desenvolvimento dos testes. Este novo processo, foi avaliado e validado por meio de dois testes, utilizando-se modelagem e simulação.

A transição destes processos e a viabilidade de utilização das técnicas de Model-Based-Design e Model-Based Testing, foram também validadas por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se o método Delphi. Como resultado deste trabalho, foi possível identificar o processo existente na empresa; desenvolver e avaliar o desempenho de um novo processo proposto para desenvolvimento dos testes. Com a significativa redução de 33% do tempo de teste nos protótipos, os ganhos de qualidade e o aumento do número de testes automatizados, pode-se comprovar a eficiência e a eficácia do novo processo proposto.

Modelagem

Simulação