O processo de aprendizagem no curso profissional de mecatrônica do nível técnico

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Políticas, Gestão e Avaliação

Autor: Rodolfo dos Santos de Souza Lovera

Orientador: Prof. Dr. Roberto Kanaane

Data de Apresentação: 28/06/2022

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

Profa. Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol - UNINOVE

Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS

LOVERA, R. S. S. O processo de aprendizagem no curso profissional de mecatrônica de nível técnico. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na área de Educação Profissional, vinculada à linha de pesquisa Formação do Formador, no projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem. A Mecatrônica é um ramo da engenharia que tem como fundamento o emprego sinérgico de diferentes disciplinas para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a atividades rotineiras. O problema que este estudo aborda diz respeito a como se constitui o processo de aprendizagem na formação do profissional de nível técnico em Mecatrônica e quais as interfaces com o conteúdo desenvolvido. Para abordar esse problema, o objetivo desta pesquisa foi investigar os processos de aprendizagem na formação do técnico em Mecatrônica. A abordagem da pesquisa foi mista tipo descritiva e exploratória. Adotou-se pesquisa bibliográfica e estudo de casos múltiplos tendo como análise duas escolas, uma pública e outra privada, do estado de São Paulo que oferta o Curso Técnico de Mecatrônica na modalidade subsequente. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com coordenadores e aplicação de questionários aos docentes e discentes das unidades escolares estudadas. Os principais resultados demonstram que as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula dependem das ações dos professores do curso pois não há uma sistematização das abordagens pedagógicas adotadas, além de poucas publicações que busquem fundamentar este processo. Como produto desta dissertação, propõe-se a criação de uma plataforma que aborde os temas que são escassos no mundo científico e acadêmico.

Educação Profissional. Mecatrônica. Profissional de Nível Técnico