O processo de formação do tecnólogo

Data de Apresentação:22/03/2006 Autor: Jovelino Sérgio Seraphim
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Carlos Roberto Espindola

Prof. Dr. José Carlos Espindola

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Maria do Socorro Taurino

Esta é uma pesquisa acerca do processo de formação do tecnólogo cujo objetivo central é caracterizar peculiaridades da formação dos profissionais das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e daqueles formados por outras instituições de ensino tecnológico paulistas. Os sujeitos são nove profissionais envolvidos com essa modalidade de ensino, tanto no CEETEPS como em outras instituições.

A partir de uma pesquisa bibliográfica, para a fundamentação teórica, usa como instrumento de coleta de dados entrevista semi-estruturada e consulta junto ao jornal Folha de São Paulo, abrangendo o período de 1969 a 2005.

Após análise qualitativa, observa que: 1) apesar de existir um padrão profissiográfico, previsto no projeto acadêmico das Instituições de Ensino Tecnológico, não existe um padrão único de formação de tecnólogo; 2) a preocupação central das Instituições de Ensino deveria ser a de padronizar o saber transferido para o tecnólogo; 3) o tecnólogo formado pelo CEETEPS apresenta um perfil mais de acordo com as exigências da legislação; 4) o docente envolvido com o ensino profissional tecnológico, no CEETEPS, responsável por disciplinas de conteúdo específico deve procurar atuar em parceria com as empresas.

Formação tecnológica

Gestão Tecnológica