O TRABALHO DOCENTE E O PERFIL DISCENTE NO CURSO TÉCNICO EM COZINHA

Prof. Dr. Francisco Carlos Franco

Profa. Dra. Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

SILVA, W. E. L. O trabalho docente e o perfil discente no curso técnico em cozinha. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

O presente trabalho tem por objetivo investigar as possíveis correlações entre formação profissional do Técnico em Cozinha e a importância dessa formação para o mundo do trabalho. A prática docente, o trabalho e o currículo profissional, corroboram para a formação discente do referido curso. A gastronomia está cada vez mais presente no turismo doméstico brasileiro conforme apontam estudos do Ministério do Turismo, segundo qual o número de viajantes em busca de alimentação aumenta e consequentemente os restaurantes buscam, cada vez mais, profissionais qualificados para atender a demanda. Aborda também fatores inerentes à profissão do técnico tais como suas habilidades, competências a atitudes, a partir do perfil discente de formação e pela necessidade de o currículo ser desenvolvido por profissionais específicos da área de atuação e que em suma devem atender as demandas socioculturais, do trabalho, políticas e técnico-científicas específicas. O método utilizado foi pautado por revisão bibliográfica acerca do tema e pesquisa documental nas bases de dados de Instituição pública de ensino profissional, especificamente do curso Técnico em Cozinha.

Educação Profissional

Trabalho Docente