PESQUISA OPERACIONAL EMPREGADA EM SIMULADOR DE EVENTOS DISCRETOS VISUALIZADA PELA REALIDADE VIRTUAL

Data de Apresentação:13/04/2021 Autor: Rodrigo dos Santos Kelch
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi - CEETEPS

Prof. Dr. João Roberto Maiellaro - UNIP

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

KELCH, R. S. Pesquisa operacional empregada em simulador de eventos visualizada pela realidade virtual. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a capacidade do uso da realidade virtual em conjunto com um simulador 3D de eventos discretos na melhor compreensão de dados. A relevância desse estudo se dá pela adaptação dos óculos de realidade virtual da Playstation (exclusivo para console) que tem custo menor do que os óculos de realidade virtual próprios para computador. Também apresentou os principais recursos de um dos simuladores 3D mais utilizados na atualidade e, com ele, foram criados três modelos de simulação: implantação do trans elevador miniload na armazenagem de paletes; substituição do braço robô no abastecimento de linha; e, conversão de layout 2D em layout 3D animado. O método utilizado é o design science para o desenvolvimento da visualização em realidade virtual, e a simulação para a correta construção e análise dos modelos. Como principais resultados está a confirmação de que a navegação em realidade virtual realizada em um simulador de eventos discretos contribui para compreensão dos dados apresentados se comparado com os métodos convencionais. Ferramentas tecnológicas cativam a atenção das pessoas e é isso que a realidade virtual traz para os usuários do meio acadêmico e profissional. Os resultados das simulações mostraram ganhos na utilização do equipamento miniload, embora haja momentos de ociosidade; que o braço robô aumenta em 28% a produtividade da operação, e como o simulador pode ser eficiente quando usado para a criação de layout 3D. O software Trinus utilizado em conjunto com os óculos de realidade virtual mostraram-se capazes de suprir as necessidades do projeto, mesmo que tenham sido originalmente desenvolvidos para jogos de console. Os simuladores de eventos discretos também passaram por diversas atualizações, o que permitiu o uso pleno da realidade virtual, em projetos de simulação de eventos discretos em logística. Acredita-se que o uso dessas tecnologias se intensifique e se expanda cada vez mais, e para as mais diversas aéreas do conhecimento.

Simulação computacional

Realidade virtual