PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE COLABORAÇÃO EM EQUIPES ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Data de Apresentação:23/06/2020 Autor: Carlos Eduardo Stefani
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Profa. Dra. Renata Mendes de Araújo

STEFANI, C. E. Processo de avaliação de colaboração em equipes ágeis de desenvolvimento de software. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Num contexto em que o software é o meio que viabiliza ecossistemas digitais de negócios e cadeias interligadas de sistemas produtivos e em que seu desenvolvimento tem se tornado cada vez mais colaborativo com a ampla adoção de métodos ágeis, o presente trabalho desenvolve um processo para avaliar a colaboração em equipes ágeis de desenvolvimento de software nas empresas, explicitando a colaboração e ampliando a consciência das equipes e seus gestores acerca dela. Para este fim, buscou-se na literatura os elementos colaborativos dos métodos ágeis mais utilizados (Scrum, Kanban e XP) e de maturidade em colaboração nos processos organizacionais (Colab-MM) e propôs-se o processo Collab-AA, composto por um conjunto de papéis, atividades, tarefas, itens de informação, fluxos, instrumentos de avaliação e relatórios. O processo foi validado por meio de estudo de campo em quatro equipes de uma grande instituição financeira brasileira, tendo sido considerado factível, usável e útil pelos integrantes das equipes e por seus gestores.

Sistemas Produtivos

Desenvolvimento de Software