Processos de formação em serviço em operação logística farmacêutica – estudo de caso

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Autor: Alexandre Serrano

Orientador: Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Data de Apresentação: 19/08/2008

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Esméria Rovai

Prof. Dr. José Benedito Sacomano

A construção de competências profissionais e a gestão do conhecimento tornaram-se fontes relevantes de desenvolvimento de vantagem competitiva para as organizações nos últimos tempos, em função dos novos arranjos produtivos e das novas tecnologias empregadas. A eliminação de fronteiras e a maior disponibilidade do capital reduziram a relevância dos ativos na construção desta vantagem competitiva, realçando ainda mais a importância dos processos de educação corporativa como fontes de diferencial competitivo.

Este estudo de caso tem o propósito de apresentar uma alternativa de formação em serviço que esteja alinhada à estratégia do negócio, com potencial para alavancar os processos de desenvolvimento das competências profissionais de sua base operacional.

Por sua vez, esta alternativa contempla procedimentos de contínua avaliação e monitoramento das demandas por formação em função das alterações no cenário interno e externo à unidade de negócio, reestrutura e alinha as práticas correntes de forma convergente com os princípios da Universidade Corporativa e é compatível com as expectativas de educação continuada identificadas junto ao grupo delimitado no estudo.

Capacitação, construção do conhecimento, desenvolvimento de competências profissionais, formação em serviço, treinamento corporativo.