Programas de treinamento e desenvolvimento para líderes: Um estudo sobre o levantamento de necessidades.

Data de Apresentação:18/05/2017 Autor: Julio Maria de Souza
Gestão de Sistemas Produtivos
Profª. Drª Celi Langhi

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Alexandre Formigoni

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

SOUZA, J. M. Programas de treinamento e desenvolvimento para líderes: Um estudo sobre o levantamento de necessidades. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

As empresas necessitam capacitar seus trabalhadores para conseguir aumentar a sua competitividade e, com isso, terem um profissional mais qualificado e preparado, capaz de se adaptar rapidamente às constantes evoluções e mudanças de tecnologia, bem como às novas necessidades do mercado. O presente trabalho tem por objetivo identificar os modelos de levantamentos de necessidades de treinamento que empresas do setor de celulose e papel utilizam nos programas de treinamento e desenvolvimento para líderes. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória descritiva, por meio de questionário enviado para empresas do setor, em que se constatou que certas empresas ainda não têm um modelo formalizado e estruturado, mas algumas delas utilizam planilhas eletrônicas e formulários para o levantamento de necessidades. Foi possível perceber que, nelas, existe sempre um responsável para acompanhar a evolução do que foi proposto e que o líder aparece como figura ativa na elaboração de seu próprio levantamento de necessidades de treinamento, indicando participação ativa nas possíveis decisões sobre seu programa de treinamento.

Levantamento

Líder