Proposta de modelo de decisão para escolha de ferramenta para gestão de conhecimento em processos de desenvolvimento de software

Data de Apresentação:26/02/2015 Autor: Fernando Tassinari
Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

O presente trabalho apresenta a proposta de um modelo de decisão para escolha de ferramentas de gestão de conhecimento tácito utilizando um método de decisão multicritérios em ambientes de desenvolvimento de software. São abordadas e destacadas as principais dificuldades na gestão do conhecimento dentro do processo de desenvolvimento de software e as principais ferramentas de apoio utilizadas atualmente. Para compor o modelo de decisão proposto é utilizado o método de decisão AHP (Analytic Hierarchy Process), da escola americana. Por fim o trabalho apresenta o resultado de decisão proposto obtido, segundo a visão dos desenvolvedores, na utilização do modelo de decisão em três empresas de diferente porte que possuem a área de desenvolvimento de software, onde foi observado que é possível aplica-lo e atingir os objetivos propostos para o mesmo, conforme aceitação corroborada pelos envolvidos nas empresas submetidas ao modelo de decisão.

AHP

Decisão multicritério