Redes sociais on-line e seleção de pessoas: linkedin e servqual

Data de Apresentação:16/04/2012 Autor: Camila Martinelli Rocha
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

A atividade de seleção de pessoas é um processo importante e frequente, para organizações e muitas vezes para indivíduos, com implicações diretas no cotidiano e na sobrevivência desses dois personagens. Na visão das organizações, esse momento se torna estratégico na busca por talentos que agreguem valor. A variedade, a facilidade de socializar informações e a possibilidade de identificar indivíduos por meio da utilização das TICs faz com que tanto o comportamento do indivíduo seja diferente, quanto os processos de uma organização.

Portanto com base nas referências acima, foi possível delimitar o objeto de estudo desta pesquisa, no caso avaliar a Rede Social On-line LinkedIn, como um serviço, por meio da aplicação de um questionário on-line, adaptado de acordo com a escala SERVQUAL, ferramenta utilizada para verificar a qualidade de um serviço ofertado na visão do cliente. Aqui o cliente, assume o papel de usuário, já que os participantes, são os profissionais da área de Recursos Humanos, das empresas de Tecnologia da Informação cadastradas no LinkedIn.

Para o desenvolvimento do corpo teórico desta pesquisa foram utilizados livros, artigos científicos, anais, revistas, teses, dissertações e sites, dentro das seguintes áreas: Sociedade da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Seleção de Pessoas, Comunidades Virtuais e Redes Sociais On-line e a escala SERVQUAL.Uma referência bibliográfica fundamental para o desenvolvimento do corpo teórico desta pesquisa, foi a utilização da Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação – TIC, 2010 (CGI, 2011), o que possibilitou o levantamento de índices fundamentais para a validação do objeto de estudo.

Como resultado, além de outras considerações finais, foi possível verificar que existe a necessidade de mudanças, nos serviços oferecidos pela Rede Social On-line LinkedIn, na visão dos usuários de Recursos Humanos que a utilizam. Essas mudanças no LinkedIn, tornam-se fundamentais, principalmente por seu contínuo crescimento em relação a quantidade de usuários e sua utilização como ferramenta de apoio a processos organizacionais.

Seleção de Pessoas

SERVQUAL