Refratômetro pela técnica de óptica ondulatória.

Data de Apresentação:24/04/2015 Autor: Luiz Felipe Gonçalves Dib
Desenvolvimento Tecnológico em Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

Prof. Dr. Marcos Roberto da Rocha Gesualdi

Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

DIB, L. F. G. Refratômetro pela técnica de óptica ondulatória. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver equipamentos capazes de coletar medidas refratométricas utilizando as técnicas de óptica ondulatória de interferometria e difração e identificar qual arranjo é mais eficaz para permitir a construção de um equipamento comercial para a medida de índices de refração de líquidos. O critério será analisar a precisão e exatidão que cada arranjo possa ser capaz de fornecer. A estratégia usada é a construção de cinco arranjos, sendo três interferométricos e dois difrativos. Entre os interferométricos, dois deles trabalharam em função do deslocamento de espelhos e o terceiro trabalha utilizando vibração nos espelhos. Os dois arranjos difrativos baseiam-se no principio da alteração do comprimento de onda da luz no espectro visível em meios líquidos e das consequências deste fenômeno na difração de luz por uma rede submersa nestes meios.

Os arranjos difrativos se mostram mais fáceis de alinhar, fornecendo resultados satisfatórios. Os arranjos interferométricos têm como grande dificuldade o deslocamento dos espelhos, seja por deslocamento mecânico ou por deslocamento eletrônico. As aquisições de dados dos arranjos interferométricos também apresentaram dificuldades por conta de fontes de ruídos externos. Para os arranjos de melhor desempenho foram usadas concentrações diferentes de líquidos para poder traçar uma curva comparativa com os valores medidos em um interferômetro de Abbe. O arranjo difrativo foi o que se mostrou mais preciso chegando a 5 casas decimais.

Difração

Interferometria