Simulação baseada em agentes aplicada às operações de centros de triagem automatizada de encomendas

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

Linha de Pesquisa: Gestão da Produção e de Operações

Autor: Fabio Clemonini Pereira

Orientador: Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Data de Apresentação: 15/06/2022

Prof. Dr. Antonio César Galhardi - CEETEPS

Prof. Dr. João Roberto Maiellaro - UNIP

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

PEREIRA, Fabio Clemonini. SIMULAÇÃO BASEADA EM AGENTES APLICADA ÀS OPERAÇÕES DE CENTROS DE TRIAGEM AUTOMATIZADA DE ENCOMENDAS. 111f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia de Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

Esta pesquisa apresenta a modelagem e simulação de operações automatizadas de classificação de pedidos em um Centro Logístico localizado na região metropolitana da cidade de São Paulo. Analisa os resultados encontrados na simulação de diferentes cenários e propõe soluções para otimizar sua capacidade de produção. A metodologia é executada, inicialmente, por meio da elaboração de um modelo conceitual dos processos logísticos, que fornece a resposta à pergunta: como simular o sistema produtivo de triagem automatizada de pedidos por meio de simulação baseada em agentes? Prossegue com a análise de publicações científicas relevantes que identificam ideias e tendências recentes sobre o tema. Em seguida, é elaborado um artefato de modelo computacional, de acordo com os preceitos da “Design Science Research”, e a linguagem de programação NETLOGO, também um Ambiente de Desenvolvimento Integrado, e utilizado para descrever os comportamentos e as relações entre os agentes e o ambiente. Por fim, experimentos de Simulação Baseada em Agentes são realizados em diferentes cenários de operações de triagem e as informações são comparadas com os dados reais. Como principal resultado, são identificados os principais indicadores de desempenho operacional que afetam diretamente a capacidade produtiva dos equipamentos, bem como são propostas novas ideias e conceitos com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos produtivos de triagem automatizada de pedidos.

Simulação Baseada em Agentes, Ordenação Automatizada, Logística, Modelagem de Sistemas de Produção, Netlogo