Data de Apresentação:18/06/2020 Autor: Alberto Carlos Palazzo

Prof. Dr. Humber Furlan

Prof. Dr. Eduardo Acedo Barbosa

Profa. Dra. Mariana Amorim Fraga

PALAZZO, A. C. Sistema Simulador de Controle de Processos Industriais Voltado a Aplicação Didática: 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Este trabalho insere-se no contexto do ensino de Sistemas de Controle, tema presente nos cursos de engenharias e tecnologia de controle e automação, elétrica, eletrônica e mecatrônica. Entende-se que todos os recursos que puderem ser disponibilizados para auxílio no processo ensino-aprendizagem podem e devem ser aplicados às atividades didáticas como forma de tornar menos árdua a difícil e importante tarefa de ensinar e aprender. A proposta é o desenvolvimento, construção e aplicação de um artefato cuja finalidade é contribuir com os estudantes das áreas de engenharia mencionadas para que a aprendizagem de Sistemas de Controle tenha melhores resultados didáticos. Para o alcance do objetivo, foi aplicada a metodologia de pesquisa denominada Design Science Research. Esta metodologia tem como eixo a proposta de construção de um artefato, cuja função é atender aos requisitos e necessidades previamente levantadas pelo pesquisador. A proposta é inovadora no sentido de que oferece aos estudantes a possibilidade de compreenderem a lógica dos sistemas de controle por malha fechada de uma maneira simples, uma vez que o artefato tem como característica principal a movimentação automática de uma mesa de coordenadas, cujo funcionamento depende de distúrbios inseridos no sistema justamente com o objetivo de avaliar se o sistema responde adequadamente à correção da perturbação. O resultado alcançado foi o funcionamento adequado do artefato, de acordo com o projeto inicialmente proposto. Por meio deste artefato os alunos poderão concretizar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Nesta direção, o trabalho salienta a necessidade de se aplicar elementos inovadores no ensino como forma de se aprofundar o conhecimento adquirido teoricamente.

Sistemas Produtivos

Controle de processos