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Dissertação

Tecnologias, práticas pedagógicas e avaliações utilizadas na educação profissional técnica e tecnológica antes, durante e após a pandemia covid-19

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Data de Apresentação:27/03/2025 Autor: Kelly Regina Zambrano Lavezzo
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Formação do Formador
Orientador:
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Profa. Dra. Susana Alexandra Frutuoso Henriques - UAb/Portugal

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Resumo

LAVEZZO, K. R. Z. Tecnologias, práticas pedagógicas e avaliações utilizadas na educação profissional técnica e tecnológica antes, durante e após a pandemia Covid-19. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

 A investigação examina por meio de pesquisas empíricas as tecnologias, práticas pedagógicas e arquétipos de avaliações adotadas pelos professores antes, durante e depois da pandemia provocada pelo vírus Covid-19. O objetivo geral se pauta na averiguação das tecnologias, práticas pedagógicas e modelos de avaliações demandadas (dimensões do presente estudo), ao visar as similaridades, diferenças, aplicações e continuidades, e especificamente em analisar as condutas adotadas pelos docentes nos três períodos (antes, durante e após a pandemia). Concebe-se que os impactos na educação profissional e tecnológica causados pela pandemia afetaram o modelo de ensino, que migrou do presencial para o online, aqui denominado Ensino Remoto Emergencial. A metodologia se conduziu por: abordagem, quantitativa; natureza: aplicada; objetivo: exploratória e correlacional; procedimento: documental e survey, por meio da coleta e análise dos dados extraídos de documentos e questionários aplicados aos professores que passaram pela situação descrita. Os respondentes se centram em professores dos cursos técnicos e tecnológicos profissionais de seis instituições do estado de São Paulo, que vivenciaram os três momentos mencionados. A decisão dos locais se deu por conveniência e intenção de abordagem. Considera-se que os desafios contemporâneos apresentados às instituições, à população, aos discentes e principalmente aos docentes, que se depararam com situações não experimentadas anteriormente e alvo de adaptações em suas práticas pedagógicas, tecnologias usadas e instrumentos de avaliação, o que os levaram a refletir sobre o desenvolvimento de novas formas para o processo ensino e aprendizagem, isso devido a necessidade da rápida adaptação dos modelos originais. Desse modo, os educadores desenvolveram ou adequaram métodos de ensino para que o processo de aprendizagem ocorresse da maneira mais eficaz possível, ao considerar os recursos disponíveis e o isolamento físico. Assim, o estudo apreciou detalhadamente as três dimensões declaradas nos três períodos e detectou alterações nas três dimensões exploradas, ao notar inovações e incorporações de tecnologias, práticas e avaliações atualizadoras. A investigação provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador, aderente ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Upep) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e ao subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq que aborda práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção social.

Educação tecnológica. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologia educacional. Modelos de avaliação.