Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados – CEETEPS
Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima - UFLA
Prof. Dr.
Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
ALMEIDA. D. B. da. O Trabalho Docente por Projetos no Ensino Tecnológico. 60f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Trata-se de uma pesquisa sobre como o trabalho docente pode ser organizado e realizado por meio de trabalho por projetos. Atualmente, por conta do desenvolvimento tecnológico, cada vez mais acelerado, nos quais os processos produtivos são atualizados constantemente, as exigências do mercado de trabalho variam e apresentam constantes desafios à educação profissional e a suas abordagens, assim como teorias e métodos didáticos usados no processo de ensino e aprendizagem. Nesta pesquisa, apresenta-se uma revisão da literatura sobre a educação, a educação profissional e tecnológica, além de saberes, práticas docentes e trabalho por projetos que promovem a interação entre diferentes disciplinas e a integração curricular. Além disso, um levantamento bibliométrico e analítico da produção científica acadêmica sobre educação profissional e o trabalho docente foi realizado para verificar o estado da arte no assunto. Objetiva-se estudar a organização e a aplicação do trabalho docente por projetos na educação profissional e tecnológica, de modo a entender como tais saberes podem contribuir para a formação pedagógica do professor de educação profissional; e como objetivos específicos, identificar os princípios e caminhos propostos por autores relevantes na literatura sobre métodos por projetos; e compreender como esses princípios e caminhos podem auxiliar no planejamento, organização, articulação, interação e execução do trabalho por projetos disciplinar e interdisciplinarmente em cursos superiores de tecnologia. A metodologia deste estudo, de abordagem qualitativa, é de caráter exploratório, que consta de uma pesquisa documental e descritiva, com observação participante e aplicação da análise temática, a partir de entrevista semiestruturada com professores que desenvolvem trabalhos por projetos no nível superior. O lócus da pesquisa é uma instituição pública de nível superior de educação profissional e tecnológica, situada na zona oeste da região metropolitana de São Paulo. No trabalho docente, são relevantes os subsídios metodológicos e teóricos para auxiliar na compreensão do trabalho por projetos, gêneros do trabalho docente para a promoção da interação e integração curricular e da interdisciplinaridade.