Troca de informação em serviços públicos eletrônicos no estado de são paulo

Data de Apresentação:13/06/2012 Autor: Aldo Fabio Garda
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Francisco Eugênio Barrella

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Este trabalho estuda a troca de informação entre os serviços públicos eletrônicos do Governo do Estado de São Paulo e busca identificar os desafios técnicos a serem abordados para oferecer melhores serviços para a sociedade paulista.

É apresentada a evolução da Sociedade em Rede que induziu o setor público a se modernizar para atender as novas necessidades da população por meio do governo eletrônico ofertando serviços com foco no cidadão atendendo os anseios dessa sociedade amplamente conectada através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e da Internet.

Esta visão de serviços se dá em grande parte pela integração dos sistemas de informação de governo e para isso é fundamental uma troca de informação eficiente entre eles. Diversos países no mundo, inclusive o Brasil, vêm ao longo dos últimos anos desenvolvendo padrões de interoperabilidade.

Por meio de um levantamento dos serviços públicos disponíveis no Estado de São Paulo identificou-se um grande potencial de melhoria desde que a troca de informação entre os sistemas seja feita de forma estruturada. Com base em pesquisa com a comunidade de TIC que atua no governo paulista é identificada como é feita a integração de sistemas em São Paulo suas características e oportunidades de evolução técnica.

Governo Eletrônico

Interoperabilidade