Um framework para integração do manufacturing execution system – mes e do total productive maintenance – tpm no ambiente da industria 4.0

Data de Apresentação:20/06/2022 Autor: Rosangela Oliveira Souza
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi - CEETEPS

Profa. Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo - UFMS

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves - CEETEPS

SOUZA, R. O. Um Framework para Integração do Manufacturing Execution System – MES e do Total Productive Maintenance – TPM no Ambiente da Indústria 4.0. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

O presente trabalho tem por objetivo mostrar por meio de um framework, a integração dos Sistemas de Execução da Manufatura – MES e da Manutenção Produtiva Total – TPM, no ambiente da Indústria 4.0, bem como justificar a importância deles para a tomada de decisões rápidas e eficientes, e auxiliar no gerenciamento dos equipamentos. A transição para tais tecnologias se torna um passo decisivo para a competitividade, cuja interação entre o virtual e o real, os chamados sistemas cyber-físicos dos sistemas produtivos é caminho obrigatório para quem busca, além da digitalização, uma gestão eficiente, capaz de atender aos negócios estratégicos da organização. Assim, os Sistemas de Execução da Manufatura – MES surge como uma solução para o gerenciamento e monitoramento das operações no chão de fábrica, a base da manufatura inteligente. A indústria 4.0 e suas transformações não irão apenas extinguir muitos postos de trabalho, mas também criar funções e cargos em diversos outros segmentos à medida em que a automação se torna mais comum nas organizações, e a manutenção assume cada vez mais uma função importante nas empresas de manufatura. Assim, a Manutenção Produtiva Total – TPM é vista como alicerce para otimizar a manutenção inteligente e atingir um estado de alta eficiência. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que com o framework proposto permite a avaliação da segurança da manutenção e da implantação da Indústria 4.0 de forma mais ágil, além de proporcionar uma visão geral de todas as áreas do negócio e seus respectivos níveis de maturidade.

Sistema de Execução da Manufatura. Manutenção Produtiva Total. Industria 4.0