Um método para adequação dos processos organizacionais à LGPD com a utilização do framework LGPD model canvas

Data de Apresentação:31/03/2023 Autor: Lamara Ferreira
Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade
Profa. Dra. Eliane Antonio Simões

Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS

Prof. Dr. Eugenio Andrés Díaz Merino - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale - CEETEPS

FERREIRA, L. Um método para adequação dos processos organizacionais à LGPD com a utilização do framework LGPD Model Canvas. 130 f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Diante da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção Dados (LGPD), as organizações que realizam o tratamento de dados precisam ajustar os seus processos, tecnologias e conscientizar os seus colaboradores para a conformidade, surge a necessidade de se buscar métodos que possam auxiliá-las. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a aplicabilidade do framework LGPD Model Canvas em organizações de diferentes segmentos de negócio e apresentar um método para sua utilização, visando a adequação das organizações à LGPD. Contatou-se por meio da revisão da literatura que os princípios que balizaram a criação do framework LGPD Model Canvas, que são o Modelo Canvas, o Design Thinking, as metodologias ágeis e o modelo conceitual Privacy by Design, podem contribuir para a adequação das organizações. Foi adotado a metodologia o DSR (Design Science Research), para o entendimento do problema, estruturação da solução, o desenvolvimento do artefato e a sua avaliação por meio de um estudo multicaso. O artefato desenvolvido foi um método para adequação dos processos organizacionais à LGPD com a utilização do framework LGPD Model Canvas. A etapa de avaliação foi realizada com organizações de três segmentos distintos de negócios: uma indústria, um hotel e um coworking, demonstrando que é possível aplicar a solução desenvolvida, para diversos segmentos de negócio. A contribuição desta pesquisa é o detalhamento de cada passo necessário para a aplicação do LGPD Model Canvas. Verificou-se através dos resultados das entrevistas, realizadas antes e após a aplicação do artefato, que a aplicação do modelo contribuiu na questão da cultura organizacional, na conscientização dos colaboradores e a na visibilidade dos processos que são necessários para estar em conformidade com a LGPD. Além disso, essa pesquisa busca ampliar a conscientização das organizações a respeito da adequação à LGPD e especialmente, como inserir a privacidade e a proteção de dados na cultura organizacional.

LGPD. Lei Geral de Proteção de Dados. LGPD Model Canvas. Framework. Cultura Organizacional. Privacy by Design. Canvas. Design Thinking