Data de Apresentação:26/05/2017 Autor: Valmir Adelino de Moura

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Prof. Dr. Mauro Sampaio

MOURA, V. A. Um sistema de gestão aplicado à logística de distribuição para melhoria do OTD (On Time Delivery). 92 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2015.

Notadamente, empresas conceituadas como de “classe mundial”, habituadas a competirem em mercados globais nos quais até mesmo inovações tecnológicas podem ser vistas como commodities, buscam constantemente, por melhorias nos seus acordos de níveis de serviços (SLA – Service Level Agreement) aos clientes, por estarem conscientes disso se constituir num importante diferencial de competitividade em relação a seus concorrentes. Dentre os atributos que qualificam o SLA, o atendimento total do pedido (OTIF – On Time, In Full), pode se caracterizar como fator decisivo da compra em detrimento do preço, tido até então, como o fator de maior relevância.

Este trabalho tem por objetivo, propor um sistema de gerenciamento da entrega na distribuição física, baseado no diligenciamento dinâmico das ocorrências de entrega (DDD – Delivery Dynamic Diligence). Pressupondo-se que, a partir do acesso às informações das ocorrências da entrega em tempo real, cria-se a possibilidade da tomada de decisão para ações preventivas e corretivas sobre os fatores críticos das entregas, será observado se ocorre alguma melhora significativa do OTD (On Time Delivery), um dos elementos do OTIF.

Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, ancorada no método científico de “Design Science Research” que preconiza a construção de um artefato que enderece uma solução para um problema existente, no caso, o DDD. Os resultados da pesquisa demonstram que o artefato cumpre de maneira satisfatória o objetivo de atualizar as informações das ocorrências da entrega em tempo real, evidenciando, entretanto, aspectos culturais quanto a resistência dos transportadores e agentes de entregas para a alimentação das bases de dados.

A implantação do sistema propiciou um ambiente colaborativo entre as partes envolvidas (embarcadores, transportadores e o cliente final), que por si só, gerou uma resposta imediata quanto à melhora do OTD, e, endereça oportunidades para pesquisas futuras que possam mitigar eventuais restrições, vindo a aprimorar o sistema.

Nível de Serviço ao Cliente

On Time Delivery