Uma aplicação de machine learning na previsão de vendas no segmento de varejo

Data de Apresentação:16/03/2023 Autor: Emerson Martins
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale - CEETEPS

Prof. Dr. José Odálio dos Santos - PUC

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa - CEETEPS

MARTINS, E. Uma aplicação de machine learning na previsão de vendas no segmento de varejo. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um protótipo de solução computacional, baseado em aprendizado de máquina, capaz de prever a receita com a venda de produtos no segmento varejista brasileiro. A metodologia usada foi DSRM, definida como um processo de resolução de problemas que permite aos pesquisadores adquirir conhecimento e compreensão de um domínio de problema e a sua solução por meio da criação e aplicação de artefatos. Esta pesquisa propôs um novo método multidisciplinar para realização de experimentos em Inteligência Computacional, cujo qual foi implementado por meio de algumas bibliotecas disponíveis na linguagem Python. Seis algoritmos de inteligência computacional com base em regressão linear e cinco conjuntos de dados representando o histórico de vendas de diferentes produtos foram usados nesse sentido. Diferentes modificações críticas foram propostas e testadas em várias fases do método publicado anteriormente por Tsiliki, e os resultados obtidos foram relevantes. Pelos resultados apresentados, fica evidenciado que não existe um algoritmo melhor do que outro, ou seja, o comportamento dos dados e a correlação entre suas variáveis irá influenciar diretamente na obtenção do melhor modelo para um produto específico. Desta forma o protótipo de solução computacional resultante desta pesquisa é útil e relevante pois indica ao pesquisador qual o melhor o modelo para cada tipo de produto. Linha de Pesquisa: Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais. Projeto de Pesquisa: Tecnologias Digitais em Sistemas Produtivos.

Aprendizado de Máquina. Análise de Big Data. Previsão. Predição. Preditivo. Varejo