Uma proposta de framework para sistemas de automação residencial com interface para web

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais

Autor: Evandro Carlos Teruel

Orientador: Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Data de Apresentação: 29/10/2008

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Prof. Dr. Fernando Antônio de Castro Giorno

Esse trabalho apresenta um framework usando a linguagem UML para o desenvolvimento de soluções de automação residencial com interface para a Internet, inclusive por dispositivos móveis. Na obtenção de dados necessários para a construção do framework foi feito um levantamento de informações sobre as principais soluções de automação residencial comercializadas no Brasil e suas características e uma pesquisa para conhecer a necessidade de uma amostra de pessoas em relação às soluções de automação residencial.

Para provar a eficiência do framework proposto foi apresentado um estudo de uso onde foi desenvolvido um sistema de automação residencial de baixo custo para monitorar e controlar dispositivos de uma residência localmente por painel de controle e através da Internet por computador ou dispositivos móveis com visualização por câmeras em tempo real. As informações relacionadas às pesquisas realizadas, ao framework apresentado e ao projeto de hardware e de software do estudo de uso estão dispostas no decorrer desse trabalho.

Automação Residencial, Estudo de uso, framework, UML