Uma proposta de framework para sistemas de automação residencial com interface para web

Data de Apresentação:29/10/2008 Autor: Evandro Carlos Teruel
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Prof. Dr. Fernando Antônio de Castro Giorno

Esse trabalho apresenta um framework usando a linguagem UML para o desenvolvimento de soluções de automação residencial com interface para a Internet, inclusive por dispositivos móveis. Na obtenção de dados necessários para a construção do framework foi feito um levantamento de informações sobre as principais soluções de automação residencial comercializadas no Brasil e suas características e uma pesquisa para conhecer a necessidade de uma amostra de pessoas em relação às soluções de automação residencial.

Para provar a eficiência do framework proposto foi apresentado um estudo de uso onde foi desenvolvido um sistema de automação residencial de baixo custo para monitorar e controlar dispositivos de uma residência localmente por painel de controle e através da Internet por computador ou dispositivos móveis com visualização por câmeras em tempo real. As informações relacionadas às pesquisas realizadas, ao framework apresentado e ao projeto de hardware e de software do estudo de uso estão dispostas no decorrer desse trabalho.

Automação Residencial

Estudo de uso