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DRAE

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DOS
PROGRAMAS DE MESTRADO – UEPEP / CEETEPS


Grupo de Trabalho
Carlos V. Giordano
Jayme do C. M. Leme
Michel M. Machado
Silvia P. Irazusta

1. Introdução
As ATIVIDADES DE EXTENSÃO: Saberes e Práticas em Educação Profissional e em Sistemas Produtivos, oferecido pela Unidade de Pós-Graduação do Centro Paula Souza, abrange um conjunto de atividades dirigidas à comunidade interna e externa.
Tais atividades tem o objetivo de compartilhar estudos e investigações desenvolvidas no âmbito dos cursos de mestrado, por meio de palestras, seminários, oficinas, minicursos, entre outras atividades, de forma a permitir a troca de experiências e a difusão do conhecimento produzido na pesquisa.
As atividades são oferecidas desde dezembro de 2019, atingindo um estágio de maturidade em 2021. Dessa forma, foi instituído um Grupo de Trabalho a fim de contribuir com melhorias no processo de organização e gestão do Programa de Atividades de Extensão.

 

2. Temas e Subtemas
Os temas e subtemas propostos visam sugerir e explicitar possíveis caminhos em que os/as docentes dos programas de mestrado podem desenvolver as atividades de extensão, conforme apresentado a seguir:

Saberes e Trabalho Docente
• saberes docentes no contexto da Educação Técnica e Tecnológica;
• comunicação docente;
• estratégias de formação de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica;
• saberes experienciais e prática profissional do docente;
• processos de identificação docente;
• discursos educacionais e saberes docentes;
• abordagens e perspectivas das ciências da educação na formação profissional e tecnológica.

Ensino e Aprendizagem
• práticas de ensino e aprendizagem adotadas no contexto do Ensino Técnico e Tecnológico;
• teorias de aprendizagem;
• produção de materiais didáticos e instrumentos de avaliação para a Educação Profissional e Tecnológica;
• educação a distância;
• tecnologias aplicadas à Educação Profissional e Tecnológica;
• aprendizagem organizacional e educação corporativa.

Concepções e Políticas da Educação Profissional
• conceitos e contextos socioculturais e econômicos do trabalho e da tecnologia na interface com a educação;
• escolarização e profissionalização de jovens e adultos;
• história e memória da educação profissional e tecnológica;
• tecnologia, arte e cultura na formação profissional;
• políticas públicas da Educação Profissional e Tecnológica;
• políticas de internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica;
• relações entre ciência, tecnologia, inovação e educação.

Avaliação e Organização da Educação Profissional
• gestão e organização de sistemas e unidades de ensino;
• gestão educacional – coordenação, supervisão e orientação;
• organização e desenvolvimento curricular da Educação Profissional;
• programas educacionais – organização, gestão e avaliação;
• processos e práticas de avaliação institucional;
• gestão da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica.

Gestão da Produção e Operações
• economia da produção;
• engenharia financeira e custos;
• teoria das restrições;
• sistemas de produção;
• otimização estocástica e multiobjetivos;
• teoria das filas;
• simulação discreta e baseada em agentes;
• mapeamento de processos, simulação, técnicas de apoio à decisão e outras técnicas da pesquisa operacional;
• gestão da qualidade;
• planejamento e desenvolvimento de produtos e processos.

Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
• governança e gestão de TI;
• eficácia dos projetos de TI;
• sistemas de apoio à decisão;
• sistemas EPR (Enterprise Resource Planning);
• CRM (Consumer Management Relationship);
• MES (Manufacturing Execution System) e inteligência competitiva (Business Intelligence–BI);
• gestão de serviços de TI (outsourcing, co-sourcing, cloud computing);
• transformação digital de negócios;
• segurança da informação;
• processos de desenvolvimento de software;
• big data; machine learning;
• data mining; redes neurais;
• computação cognitiva;
• IoT (Internet of Things);
• blockchain;
• interação homem-máquina e projeto de interfaces;
• realidade aumentada;
• realidade virtual;
• impactos da TI na indústria e serviços.

Sistemas Organizacionais
• gestão da inovação;
• gestão da tecnologia;
• desenvolvimento da inovação;
• gestão ambiental;
• sustentabilidade.

Cultura e Arte
• cultura, arte e educação;
• cultura e políticas públicas;
• economia criativa;
• cultura e comunicação.

 

3. Modalidades das Atividades de Extensão
Além das áreas temáticas consideradas guarda-chuvas que abrangem uma série de tópicos (subtemas), considera-se que, do ponto de vista operacional, a extensão se torna concreta por meio de uma gama de atividades acadêmicas. Portanto, para fins de submissão de propostas, foram definidos os seguintes tipos de atividades:

• Palestra: apresentação de um assunto por um especialista. Pode abrir ou não para perguntas e debates (Tempo ideal: 2 horas).
• Seminário: apresentação de um assunto de forma a instigar a discussão, opiniões e novas percepções possibilitando a atualização de conhecimentos. Não há uma “conclusão” (Tempo ideal: até 4 horas).
• Jornada: discussão periódica conduzida por um especialista sobre um tema para um público já familiarizado com o assunto, possibilitando construção de novos conhecimentos (Tempo ideal: um dia ou mais).
• Minicurso: conjunto de atividades de aprendizagem (transmissão de conhecimentos, debates, exercícios, avaliação) com o objetivo de qualificar o público-alvo em um tema específico (Tempo ideal: 8 a 16 horas).
• Encontro: reunião sob a condução de um especialista para promover a troca de experiências e opiniões entre participantes já familiarizados com o tema (Tempo ideal: 2 a 4 horas).
• Workshop: curso com atividade prática dos participantes (Tempo ideal: 4 a 8 horas).
• Mesa redonda: sob a condução de um moderador, especialistas debatem um tema único. Pode abrir ou não para perguntas e debates com os participantes (Tempo ideal: 2 a 4 horas).
• Webinar: qualquer evento apresentado online com a participação por meio de chat.

 

4. Processo de Abertura das Atividades de Extensão

A fim de iniciar o processo de submissão e abertura da proposta de atividade de extensão, o proponente deverá acessar o endereço mostrado no Quadro 1, para ter acesso ao formulário.


Quadro 1 – Endereço de acesso da abertura de atividade

www.pos.cps.sp.gov.br/links/atividades

Fonte: Grupo de Trabalho do Programa de Atividades de Extensão – Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa/CPS

 

Antes de iniciar o preenchimento do formulário é necessário se munir das informações:

  • Tema e Subtema da Atividade de Extensão
  • Modalidade da Atividade
  • Nome Completo do Professor Responsável
  • Mini CV do Professor Responsável
  • Título da Atividade
  • Carga horária
  • Dias e horários (Verificar as atividades existente no site para evitar acúmulo de dias e horários)
  • Público-Alvo
  • Descrição da Atividade
  • Objetivos da Atividade
  • Número de vagas proposto

Depois de preenchido por completo, o formulário segue o processo de verificação pela comissão de extensão e pelos coordenadores de cursos. Ao Grupo de Trabalho, cabe a avaliação operacional (quanto a forma da proposta); a coordenação de curso, por sua vez, responsabiliza-se por avaliar o mérito da proposta. As submissões serão aceitas em fluxo contínuo.

Se aprovada, a proposta avança para a secretaria para a divulgação no site da pós-graduação. Caso apresente pendências, será retornada ao proponente para os devidos ajustes. O fluxograma do processo é apresentado na Figura 1.

Figura 1 – Fluxograma do processo

 


Fonte: Grupo de Trabalho do Programa de Atividades de Extensão – Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa/CPS

Dessa forma, o(a) docente responsável deverá submeter a sua proposta de atividade de extensão pelo formulário eletrônico (Google Forms) “Proposta de Atividade de Extensão – Saberes e Práticas em Educação Profissional e em Sistemas Produtivos”, por meio do qual serão coletadas todas as informações necessárias para a adequação, o enquadramento e a elaboração da proposta de forma automatizada.

5. Considerações Finais
O Grupo de Trabalho do Programa de Atividades de Extensão vislumbra contribuir com melhorias no processo de organização e gestão das “ATIVIDADES DE EXTENSÃO: Saberes e Práticas em Educação Profissional e em Sistemas Produtivos”, e o presente documento é um dos meios para tal.

Uma das ações norteadoras do referido Grupo de Trabalho, foi atrelar as Atividades de Extensão às linhas de pesquisa (projetos/temas de interesse) dos Programas de Mestrado oferecidos pela UEPEP/CEETEPS. Disso resultou a sugestão de áreas temáticas e subtemas, bem como as modalidades de atividades.

Além disso, definiu-se um processo de abertura das atividades de extensão, de tal forma que se tenha clareza das suas etapas e de seus responsáveis. Um elemento central desse processo é o formulário eletrônico (Google Forms) de submissão de atividades de extensão, por meio do qual as propostas serão submetidas pelo(a) docente responsável, em fluxo contínuo.

Uma possibilidade relacionada às Atividades de Extensão, tem a ver com o envolvimento direto de estudantes e/ou de egressos dos mestrados profissionais (como convidado) na organização e/ou execução da atividade proposta e aprovada pela coordenação de curso, desde que seja submetida por um(a) docente responsável.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DOS

PROGRAMAS DE MESTRADO – UEPEP / CEETEPS[MMM1] 

 

 

Grupo de Trabalho[MMM2] 

Carlos V. Giordano

Jayme do C. M. Leme

Michel M. Machado

Silvia P. Irazusta

 

1.    Introdução

As ATIVIDADES DE EXTENSÃO: Saberes e Práticas em Educação Profissional e em Sistemas Produtivos,oferecido pela Unidade de Pós-Graduação do Centro Paula Souza, abrange um conjunto de atividades dirigidas à comunidade interna e externa.

Tais atividades tem o objetivo de compartilhar estudos e investigações desenvolvidas no âmbito dos cursos de mestrado, por meio de palestras, seminários, oficinas, minicursos, entre outras atividades, de forma a permitir a troca de experiências e a difusão do conhecimento produzido na pesquisa.

As atividades são oferecidas desde dezembro de 2019, atingindo um estágio de maturidade em 2021. Dessa forma, foi instituído um Grupo de Trabalho a fim de contribuir com melhorias no processo de organização e gestão do Programa de Atividades de Extensão.

 

2.    Temas e Subtemas

Os temas e subtemas propostos visam sugerir e explicitar possíveis caminhos em que os/as docentes dos programas de mestrado podem desenvolver as atividades de extensão, conforme apresentado a seguir:

 

Saberes e Trabalho Docente

·       saberes docentes no contexto da Educação Técnica e Tecnológica;

·       comunicação docente;

·       estratégias de formação de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica;

·       saberes experienciais e prática profissional do docente;

·       processos de identificação docente;

·       discursos educacionais e saberes docentes;

·       abordagens e perspectivas das ciências da educação na formação profissional e tecnológica.

 

 

Ensino e Aprendizagem

·       práticas de ensino e aprendizagem adotadas no contexto do Ensino Técnico e Tecnológico;

·       teorias de aprendizagem;

·       produção de materiais didáticos e instrumentos de avaliação para a Educação Profissional e Tecnológica;

·       educação a distância;

·       tecnologias aplicadas à Educação Profissional e Tecnológica;

·       aprendizagem organizacional e educação corporativa.

 

 

Concepções e Políticas da Educação Profissional

·       conceitos e contextos socioculturais e econômicos do trabalho e da tecnologia na interface com a educação;

·       escolarização e profissionalização de jovens e adultos;

·       história e memória da educação profissional e tecnológica;

·       tecnologia, arte e cultura na formação profissional;

·       políticas públicas da Educação Profissional e Tecnológica;

·       políticas de internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica;

·       relações entre ciência, tecnologia, inovação e educação.

 

Avaliação e Organização da Educação Profissional:

·       gestão e organização de sistemas e unidades de ensino;

·       gestão educacional – coordenação, supervisão e orientação;

·       organização e desenvolvimento curricular da Educação Profissional;

·       programas educacionais – organização, gestão e avaliação;

·       processos e práticas de avaliação institucional;

·       gestão da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica.

 

Gestão da Produção e Operações:

·       economia da produção;

·       engenharia financeira e custos;

·       teoria das restrições;

·       sistemas de produção;

·       otimização estocástica e multiobjetivos;

·       teoria das filas;

·       simulação discreta e baseada em agentes;

·       mapeamento de processos, simulação, técnicas de apoio à decisão e outras técnicas da pesquisa operacional;

·       gestão da qualidade;

·       planejamento e desenvolvimento de produtos e processos.

 

 

Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais

·       governança e gestão de TI;

·       eficácia dos projetos de TI;

·       sistemas de apoio à decisão;

·       sistemas EPR (Enterprise Resource Planning);

·       CRM (Consumer Management Relationship);

·       MES (Manufacturing Execution System) e inteligência competitiva (Business Intelligence–BI);

·       gestão de serviços de TI (outsourcing, co-sourcing, cloud computing);

·       transformação digital de negócios;

·       segurança da informação;

·       processos de desenvolvimento de software;

·       big data; machine learning;

·       data mining; redes neurais;

·       computação cognitiva;

·       IoT (Internet of Things);

·       blockchain;

·       interação homem-máquina e projeto de interfaces;

·       realidade aumentada;

·       realidade virtual;

·       impactos da TI na indústria e serviços.

 

 

Sistemas Organizacionais:

·       gestão da inovação;

·       gestão da tecnologia;

·       desenvolvimento da inovação;

·       gestão ambiental;

·       sustentabilidade.

 

Cultura e Arte

·       cultura, arte e educação;

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