português ingles

Inscrições Abertas

PROGRAMA DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

 

Estão abertas as inscrições para as seguintes Atividades:

 

Oficina

Desmembramentos, análises e avaliações de indicadores consagrados da Educação: Ideb, Enem, Pisa e Enade

 

Professor responsável:

Dr. Carlos Vital Giordano 1

 

Carga horária e Certificação: 3 horas, cada oficina. Os participantes receberão um certificado de cada Oficina, emitido pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".

 

Modalidade: Atividade presencial online

 

Recursos Necessários: Computador ou Notebook com conexão de internet e Excell instalado, Câmera e Microfone.

 

Local: Ambiente virtual de aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).

 

Público Alvo

Pesquisadores, docentes, discentes de graduação, de programas de lato e stricto sensu, analistas, trabalhadores administrativos e outros interessados.

 

Descrição do curso:

Os meios acadêmicos e não acadêmicos, constantemente publicam textos mencionando indicadores educacionais em fortalecimento aos conteúdos discutidos. O entendimento do que representam esses indicadores, suas formas de construção, cálculos, resultados, possibilidades de novas tabulações e análises se tornam imprescindíveis para os interessados em investigações voltadas para a área da Educação.

 

Objetivos:

Desenvolver habilidades e competências na decomposição dos fatores, no entendimento da lógica dos cálculos e na finalidade dos indicadores estatísticos avaliadores da Educação, em seus diversos níveis de presença.

 

Número de vagas: 60 (seguindo a ordem de inscrição até o preenchimento total das vagas). 

 

Investimento: Gratuito

 

Datas: As oficinas serão distribuídas em 3 datas, sendo que cada uma abordará um ou mais indicadores, conforme cronograma. Os alunos interessados poderão se matricular em uma ou mais oficinas, de acordo com o interesse que tenha sobre cada indicador.

 

8 de julho, quarta-feira, das 14h às 17h

Indicadores: Ideb e Enem

Para fazer a inscrição na oficina, clique aqui!

 

15 de julho, quarta-feira, das 14h às 17h

Indicador: Pisa

Para fazer a inscrição na oficina, clique aqui!

 

22 de julho, quarta-feira, das 14h às 17h

Indicador: Enade

Para fazer a inscrição na oficina, clique aqui!

 

1 Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC); Mestre em Administração; Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

 


 

Seminário

Produção Técnica em Organizações e Elaboração de Relato Tecnológico

 

Professor responsável:

Michel Mott Machado 1

 

Professor convidado:

Marco Aurélio Sanches Fittipaldi 2

 

Carga horária e Certificação: 4 horas. Os participantes receberão um certificado emitido pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".

 

Data e horário: 25 de setembro, sexta-feira, das 13h30 às 17h30

 

Modalidade: Atividade presencial online

 

Recursos Necessários: Computador ou Notebook com conexão de internet, Câmera e Microfone.

 

Local: Ambiente virtual de aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).

 

Público Alvo:

Profissionais, professores (ensino técnico e superior) e estudantes de diferentes áreas de pós-graduação.

 

Descrição do Curso:

A fim de suscitar o aperfeiçoamento científico, tecnológico e profissional, considera-se a divulgação do conhecimento científico-tecnológico como relevante à continuidade e fortalecimento da pesquisa aplicada. Nesta direção, propõe-se a reflexão sobre: a aprendizagem esperada na educação profissional e tecnológica; as funções da pesquisa; a pesquisa aplicada em organizações e aprendizagem; a produção e a difusão do conhecimento; a elaboração de relato/artigo tecnológico. Tornam-se pontos altos do curso, depoimentos sobre orientações de pesquisas aplicadas em organizações e a comunicação com a sociedade, assim como a análise de artigos tecnológicos publicados em evento relevante no país.

 

Objetivo:

Refletir sobre a utilização da produção técnica e a elaboração de relatos tecnológicos, no âmbito da educação profissional e tecnológica e das organizações.

 

Número de Vagas: 40 (seguindo a ordem de inscrição até o preenchimento total das vagas). 

 

Investimento: Gratuito

 

Inscrições:

Para fazer a inscrição na oficina, clique aqui!

 

1 Pós-doutorado em Business & Society – York University, doutorado em Administração de Empresas –PPGA Mackenzie. Professor do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

2 Doutorado em Administração de Empresas – Universidade de São Caetano do Sul. Professor da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba (Fatec Itaquaquecetuba), Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).