Monografia

Data:
26/07/2018
acalmendra@fatecsp.br

ALMENDRA, A. A indústria 4.0 na formação de tecnólogos em Soldagem. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais – EAD). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem como objetivo, identificar a aplicação dos conceitos da Industria 4.0 no projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Soldagem. Discutir em que nível e como, os conceitos da “Industria 4.0” estão sendo contemplados na formação do Tecnólogo em Soldagem, face às competências exigidas para o mercado de trabalho atual e da quarta revolução industrial, fazem parte da questão norteadora desta pesquisa qualitativa e exploratória. Para tanto, complementam à metodologia, a realização de estudo de caso sobre o curso de Tecnologia em Soldagem da Unidade SP da Instituição Pública de Educação Tecnológica do Estado de SP, a observação documental do Projeto Pedagógico do Curso e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Tecnologia em Soldagem, bem como a realização de entrevistas não-estruturadas com docentes do curso. Apesar de os cursos de tecnologia estarem estabelecidos no Brasil há 46 anos, pode-se observar que até mesmo os instrumentos regulatórios sofreram gradativas alterações para reconhecimento social do tecnólogo, bem como contemplar exigências do mercado de trabalho. No entanto, as pesquisas apontam que não há consenso sobre o atendimento destas exigências nem mesmo no cenário atual, na transição da terceira para a quarta revolução e que formar tecnólogos com competências específicas e adequadas para atuar na indústria inteligente ainda é um desafio que começa a ser desenhado no Brasil.

Indústria 4.0, Quarta Revolução; Formação Tecnológica.

Indústria 4.0

Quarta Revolução; Formação Tecnológica.