Português Ingles Espanhol

Monografia

As vantagens e desvantagens da Gestão do Conhecimento com a mudança da empresa para o interior.

Autor:
Bruno Rolon Moreira
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
26/11/2018
Contato:
brunorolon2017@gmail.com

Resumo

MOREIRA, Bruno Rolon, The advantages and disadvantages of Knowledge Management with the change of the company to the countryside. Monograph (MBA in Project Management and Organizational Processes). State Center for Technological Education Paula Souza, São Paulo, 2018.

O objetivo desse trabalho é identificar as vantagens e desvantagens da Gestão do conhecimento com a mudança da empresa para o interior e os impactos decorrentes dela.

Existem diversos fatores para uma empresa migrar para o interior, seja por redução de custos operacionais, isenção fiscal, terrenos mais baratos, instabilidade econômica, reestruturação da empresa. Diante de tais aspectos as empresas necessitam tomar decisões para permanecer ativa no mercado e utilizar-se dessa estratégia para criar uma vantagem competitiva. Em meados dos anos 90 começou a ter uma mudança no paradigma, onde passamos da Era Industrial para a Era do Conhecimento, no qual a informação e o conhecimento tornam-se fatores fundamentais para as empresas, agregando ainda mais valor aos produtos e serviços. A pessoa adquire informação e a transforma em conhecimento, este é o capital humano. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva com observação participante. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário aos funcionários que trabalham nas áreas operacionais transferidas para o interior. As vantagens estão na maior visibilidade para os funcionários oriundos da capital, no qual replicam seus conhecimentos para a equipe criando um papel de destaque na empresa, criação de processos ágeis com a aplicação do conhecimento, oportunidades de qualificação profissional mais vantajosa e barata na cidade. As desvantagens detectadas estão a não retenção dos melhores talentos, ocasionando falhas nos processos atuais, gerando impacto financeiro e insatisfação dos clientes. Ainda assim, para a empresa foi a melhor estratégia reduzindo gastos e se mantendo competitiva no mercado.

Gestão do Conhecimento, Mudança, Organização, Funcionários.

Gestão do Conhecimento

Mudança

Organização

Funcionários.