Português Ingles Espanhol

Monografia

Estudo de Lean six sigma para redução de tempo de setup em centros de usinagem

Autor:
Lincoln da Silva Pires
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
05/10/2021
Contato:
lincolnpires@gmail.com

Resumo

Pires, Lincoln Da Silva, Estudo de Lean six sigma para redução do tempo de
setup em centro de usinagem. [nº30] f. Monografia (MBA Excelência em gestão de projetos e processos organizacionais) Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.
O presente trabalho tem por objetivo propor a implantação da metodologia Lean Six Sigma para propor redução do tempo de preparação de máquinas, com o objetivo final de eliminar os defeitos que afetam o que é crítico para os clientes e fazendo com que a empresa tenha aumento do lucro, isto pode ser realizado pela melhoria da qualidade e pela eliminação dos desperdícios causados por defeitos, erros, retrabalhos e tempos improdutivos pela preparação de máquina conhecido na indústria como setup. Uma das ferramentas a ser utilizada será o Modelo DMAIC (Define-Measure-Analyse-Improve-Control) é o núcleo central da Metodologia Six Sigma. Este modelo sintetiza e agrupa de maneira consistente as ferramentas de melhoria contínua e as lições aprendidas pelos pioneiros da gestão da qualidade. O
projeto será realizado no setor automotivo, mais particularmente no setor de
autopeças numa empresa situada no município de Guarulhos. Como principais benefícios com a implantação a ser apresentadas neste presente projeto, estão os altos tempos de setup que continuam sendo um grande problema na indústria, incrementando estoques e dificultando a flexibilidade; a aplicação dos princípios propostos por Shingo no método chamado (TRF) Troca Rápida de Ferramenta em inglês SMED (Single-Minute Exchange of Die and tolls) podem contribuir de forma a aumentar a capacidade de produção da empresa sem aumento de espaços e máquinas.

Lean six sigma; SMED; DMAIC; CANVAS;

Lean six sigma; SMED; DMAIC; CANVAS;