Monografia

Gestão em empresas familiares e desafios

Autor:
Pedro Nunes Flório
MBA Executivo em Gestão Empresarial
Data:
03/12/2019
pedronfob@hotmail.com

NUNES FLÓRIO, PEDRO. Gestão em empresas familiares e desafios. Monografia MBA Gestão Empresarial. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

Este trabalho objetiva identificar as causas principais, dificuldades e desafios na gestão de empresa familiar visando a evitá-los e mitigá-los. A metodologia usada foi de pesquisa bibliográfica e survey, com perguntas abertas e fechadas, analisadas predominantemente por meio de análise de interpretação de texto (FLICK, 2007). Entende-se a participação das empresas familiares no sistema econômico, social e financeiro no Brasil, cerca de 90%. Apesar de tamanha participação, muitas fecham com pouco tempo de vida, oque demonstra a falta de planejamento e da execução de um plano de negócios. Nesse trabalho foram apresentados os principais problemas enfrentados pelas empresas familiares, mas também suas forças. Todas as empresas entrevistadas já apresentaram problemas com relação ao vinculo família-empresa nos campos de conhecimento técnico, financeiro, conflitos internos, comunicação e sucessão.

Empresa. Família. Desafios. Gestão. Problemas