Português Ingles Espanhol

Monografia

Proposta de melhoria do Sistema de Saúde Pública da cidade de São Paulo com base em lições aprendidas com países referência em qualidade

Autor:
Roberto Breitenwieser Alves dos Santos Filho
Curso:
MBA em Engenharia e Negócios - MBE
Data:
05/04/2022
Contato:
robertobasf@gmail.com

Resumo

SANTOS FILHO, R. B. A. Otimização do Sistema Único de Saúde da Cidade de São Paulo. Foco: Atribuição de notas para os serviços prestados. Monografia (MBE em Engenharia e Negócio). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

O presente trabalho apresenta um estudo de benchmarking e propostas para melhoria do Sistema de Saúde Pública da cidade de São Paulo com base nas lições aprendidas, extraídas dos países referência de alta qualidade do Sistema de Saúde, e adaptada para a realidade da cidade de São Paulo. As metodologias aplicadas foram: Revisão Bibliográfica, Estudo de Caso, e Desenvolvimento do Conceito (Munari). O trabalho apresenta ainda uma proposta de design para o aplicativo e sugestão dos recursos a serem disponibilizados para consulta de profissionais da saúde, pacientes, auditores e outros recursos como pesquisa estatística e estudo da eficácia de determinado tratamento. A proposta é que, pela integração online e em nuvem, seja possível ouvir a voz do cliente (paciente) e permitir a implementação de ações mais eficazes e direcionadas para sanar as principais deficiências do Sistema de Saúde, além de permitir a aquisição de  dados para diferentes finalidades como pesquisas, identificação de diagrama de concentração de determinadas doenças, necessidade de determinados profissionais em determinadas regiões mais carentes e de outros recursos, entre outros benefícios. O desenvolvimento do trabalho permitiu concluir que existem diversas oportunidades de melhoria do Sistema de Saúde de São Paulo com baixo investimento e com ações simples e eficazes direcionadas pela “Voz do Paciente”.


SUS. Sistema de Saúde. Avaliação Comparativa. Qualidade Assegurada

SUS. Sistema de Saúde. Avaliação Comparativa. Qualidade Assegurada