Monografia

Tecnologia da Informação e liderança do mercado: empoderamento da mulher

Autor:
Thamires Magalhães Dias
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
30/10/2017
thamires.m.dias@gmail.com

DIAS, T. M. Tecnologia da Informação e liderança do mercado: empoderamento da mulher. 38 f. Monografia (MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, ano 2017. O presente trabalho tem por objetivo identificar os maiores desafios enfrentados pelas mulheres no Mercado de trabalho e para se atingir cargos de liderança, destacando as diferenças de oportunidades ao longo da carreira de um homem e de uma mulher. A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica, que visa embasar teoricamente o assunto pesquisado e entrevista com uma mulher líder no mercado de tecnologia da informação para colher sua percepção referente ao tema abordado. A partir da entrevista, verificou-se que mesmo hoje, em uma grande empresa, a mulher ainda sofre discriminação e diferenciação salarial. Cruzando as informações da entrevista com a pesquisa bibliográfica, foi possível apresentar informações históricas que demonstram como a construção social do que é para o homem e do que é para a mulher teve total contribuição para a desigualdade que encontramos ainda hoje. Também foi possível apresentar evolução da atuação das mulheres no mercado de trabalho como um todo e também no mercado de tecnologia da informação, bem como destacar possíveis alternativas aos desafios que ainda precisam ser enfrentados para que seja possível ser mulher e ser líder nesse mercado.

Mercado. Tecnologia da Informação. Liderança. Mulher.