Monografia

Data:
04/04/2023
flaviossoares@gmail.com

SOARES, F. S. Impacto do Teletrabalho em Tempo de Pandemia na Saúde Mental. Monografia (MBA em Tecnologia e Inovação). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Este estudo partiu da identificação de um problema de pesquisa relacionado ao teletrabalho. Para tanto, um questionário do tipo survey foi aplicado e suas respostas evidenciaram uma oportunidade para investigação dos efeitos do teletrabalho na saúde mental de trabalhadores. O presente trabalho tem por objetivo geral contribuir para uma reflexão sobre as possíveis consequências para saúde mental desse público-alvo, advindas das mudanças abruptas do tradicional modelo de trabalho presencial, em virtude da pandemia de COVID-19, iniciada no 1º trimestre de 2020, estendendo-se ao ano de 2022. Como objetivo específico, pretende-se apresentar possibilidades e alternativas às empresas voltadas para um modelo de gestão dos seus colaboradores em tempos de crises que geram isolamento e perdas irreparáveis oriundas de pandemia global; propõem-se soluções exequíveis com foco na diminuição da perda de rendimento e da necessidade de afastamentos de profissionais por impacto direto nas funções psíquicas. O Método adotado para a elaboração da proposta foi o Survey e baseado nos modelos de FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e PDCA (Plan, Do, Check, Access), que em português significa (Planejar, Fazer, Agir e Checar), além da ferramenta Canvas para consolidar o estudo. Esses recursos utilizados para medição e planejamento estratégico costumam ser aplicados pelas empresas que aderem ao novo formato de teletrabalho.

Teletrabalho, Pandemia, Saúde, Mental.

Teletrabalho

Pandemia