Coordenadora da Upep participou na mesa de abertura do 10º SEMTEC

30/06/2023

A mesa de abertura da décima edição do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (SEMTEC), evento promovido pelo Centro Paula Souza, teve participação de pessoas importantes da instituição, como a Diretora Superintendente do Ceeteps, Laura Laganá, a Coordenadora da Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, Helena Peterossi, o coordenador de Ensino Superior de Graduação, Rafael Ferreira Alves, a Supervisora da Gestão Pedagógica da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec), Amneris Caciatori e a Diretora do Centro de Capacitação Pedagógica e de Gestão da Cetec, Lucilia Guerra. A abertura do evento, que teve como tema as ““Práticas Docentes e Criações Discentes”, aconteceu na tarde do dia 18 de maio, presencialmente no Auditório Verde da Administração Central do CPS.

A Professora Helena Peterossi destacou a longevidade do SEMTEC pois “denota sua qualidade e importância no contexto institucional assim como a dedicação e profissionalismo dos seus organizadores”. Em sua comunicação, também evidenciou os momentos históricos nos quais participou no CEETEPS e a contribuição da Unidade de Pós-Graduação do CEETEPS para a formação de professores: “os dois primeiros Programas de Mestrado foram idealizados de forma a contemplar uma linha de pesquisa dedicada a formação profissional, onde a questão do preparo docente estava presente. Em 2015, foi criado o programa de mestrado em educação profissional, inteiramente dedicado a formação de professores e gestores da educação profissional e tecnológica[...].A constante em todos esses cursos é preocupação com a inserção do professor no contexto social da educação por meio do conhecimento aplicado derivado das ciências da educação”.

O SEMTEC é voltado a professores, coordenadores, diretores, supervisores e demais servidores de ETECS e FATECS, bem como profissionais de outras instituições de educação profissional nacionais e internacionais. De acordo com os organizadores do evento, o tema apresentado em 2023, "Práticas Docentes e Criações Discentes", pretendeu inspirar e valorizar o docente como profissional intelectual, criativo e crítico e fomentar nos estudantes potenciais para criar soluções inovadoras, conscientes, consoantes às problemáticas levantadas pelos professores para a construção de competências e conhecimentos.