Boas Práticas e Elevado
Desempenho Escolar em Contextos de Vulnerabilidade:
a Educação Profissional e Tecnológica em Foco
Professor Responsável: Prof. Dr. Michel Mott Machado
Professor no PPG em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Doutorado em Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-doutorado em Business and Society - York University (Canadá) e pós-doutorando em Educação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Convidados:
Marco Wandercil da Silva - Professor no PPG em Educação – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Líder do Grupo de Estudo ABC da Educação. Doutorado em Educação – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pós-doutorado em Administração da Educação - Universidad de Tarapacá de Arica (Chile).
Maira Marcela Ferreira Spörl - Técnica de desenvolvimento Educacional, Senac São Paulo. Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CEETEPS.
Descrição da Atividade: A fim de suscitar o aperfeiçoamento científico, tecnológico e profissional, no campo da administração/gestão da educação, e como desdobramento do projeto de pesquisa “Eficácia e Melhoria Escolar na Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvido na linha de pesquisa “Gestão e Avaliação” do PPG em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, considera-se relevante o debate acerca de estudos voltados às boas práticas escolares ligadas à melhoria da aprendizagem, mensurada por meio de avaliações, dentro do campo da eficácia escolar. Nessa direção, propõe-se a reflexão sobre: boas práticas escolares; fatores de elevado desempenho; eficácia escolar e seus processos; entre outros assuntos.
Objetivo: Discutir sobre boas práticas e elevado desempenho escolar em contexto de vulnerabilidade social.
Data e horário: 15/08/2025 (6ª feira) - das 13h30 às 15h30
Carga horária: 2 horas (1 encontro).
Modalidade: Encontro síncrono online.
Recursos Necessários: Computador ou notebook, conexão de internet, câmera e microfone.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem Microsoft Teams da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).
Público-alvo: Professores, gestores educacionais e funcionários técnico-administrativos que atuam na área da educação, estudantes de diferentes áreas da pós-graduação.
Número de Vagas: 50
Certificação e frequência: Os participantes inscritos receberão o certificado emitido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza.
O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia: "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".
Investimento: Gratuito.
A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu: PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS
Inscrições: Para fazer a inscrição na atividade, clique aqui!
Referências básicas:
BROOKE, N.; REZENDE, W. S. Os dilemas da gestão escolar. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2020.
CALDERÓN, A-I.; BORGES, R. M. Avaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicas. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 28-58, 2020.
COSTA, L. S.; SPÖRL, M. M. F.; MACHADO, M. M. Gestão escolar e a construção de uma escola eficaz: uma aproximação da educação profissional e tecnológica. Devir Educação, v. 9, n. 1, p. 1-24, 2025.
FIALHO, I.; VERDASCA, J.; CID, M.; FAVINHA, M. (Orgs.). Políticas educativas, eficácia e melhoria das escolas. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora (CIEP-UE), 2014.
PAIVA-PEREIRA, A. C. M.; WANDERCIL, M.; GARCIA, P. S.; NASCIMENTO, L. L. Gestão escolar em contexto vulnerável: gerenciando dados em prol da justiça social. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 29, n. 65, p. 315-342, 2024.
SPÖRL, M. M. F.; LEONARDO, N. M.; DUARTE, K. L. D. V.; MACHADO, M. M. Análise bibliométrica da produção científica brasileira em eficácia escolar. Revista Humanidades & Inovação, v. 10, n. 24, p. 176-192, 2023.
SPÖRL, M. M. F.; MACHADO, M. M. Pesquisa em eficácia escolar: análise da produção científica no âmbito da pós-graduação brasileira. Cadernos de Educação: Reflexões e Debates, v. 23, n. 46, p. 65-84, 2024.
TEODORO,
W. L.; MARTINS, E. C. C.; CALDERÓN, A. I. Eficácia escolar e boas práticas em
regiões socialmente vulneráveis: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p. 1-20, 2021.