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Dissertação

A agenda internacional na educação profissional a partir das políticas de instituições de formação técnica no Brasil e no Peru

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Data de Apresentação:31/03/2025 Autor: Carine Gonçalves Batista
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão e Avaliação
Orientador:
Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS

Prof.. Dr. Luis Enrique Aguilar - UNIVERSIDADE ESTADUAL
DE CAMPINAS - UNICAMP

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

Resumo

Batista, C.G. A agenda internacional na educação profissional a partir das políticas de instituições de formação técnica no Brasil e no Peru. nn. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

Esse estudo, inserido no Projeto de Pesquisa “Concepções e Políticas da Educação Profissional”, na Linha de Pesquisa “Políticas, Gestão e Avaliação”, é uma investigação no campo da internacionalização da educação profissional e seus efeitos no Sul Global. A pergunta norteadora é: qual as influências dos organismos internacionais na formação e desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no Brasil e no Peru, especificamente no CEETEPS e no SENATI? O objetivo é investigar as formas e a extensão pelas quais organismos internacionais, em escala global e regional, têm influenciado as políticas, práticas e configuração da educação profissional e tecnológica no Sul Global. A ênfase nas instituições do Brasil e do Peru se revela nos seguintes objetivos específicos: a) analisar a trajetória histórica da educação profissional no Brasil e no Peru; b) examinar a influência de organismos internacionais na formação educacional dos dois países; c) comparar os sistemas educacionais de CEETEPS e SENATI; e d) avaliar os desafios e adaptações de ambas as instituições frente às agendas globais. Metodologicamente, a pesquisa utiliza uma abordagem mista, envolvendo levantamento bibliográfico, análise documental e uma perspectiva de educação comparada. Os documentos analisados incluem relatórios governamentais, políticas de organismos internacionais, bem como estudos de caso que exploram as práticas educacionais e curriculares nos contextos brasileiro e peruano. Os resultados preliminares indicam que as influências globais na educação profissional e tecnológica contribuem para uma padronização de práticas e currículos, favorecendo a adaptação às demandas do mercado de trabalho internacional, mas também revela tensões com as necessidades e realidades locais. O estudo sugere que as políticas educacionais impulsionadas por organismos internacionais, embora pretendam promover interconexão e progresso, podem intensificar desigualdades regionais, especialmente em países do Sul Global. A análise crítica desses impactos proporciona uma compreensão mais profunda sobre os desafios e oportunidades da internacionalização no campo da educação profissional. Dentre os estudos de referência, destacam-se as pesquisas de Rede (2018) e Mendes (2019), ambas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, esses estudos abordam, respectivamente, a internacionalização de currículos e a gestão participativa no ensino profissional. A presente pesquisa tem como principal contribuição a continuidade e verticalização dos estudos sobre a internacionalização da educação profissional no contexto desse Programa.

Educação Profissional

Globalização

Políticas Educacionais

Agenda Internacional da Educação. Educação Comparada.