Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS
Prof.. Dr. Luis Enrique Aguilar - UNIVERSIDADE ESTADUAL
DE CAMPINAS - UNICAMP
Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
Batista, C.G. A
agenda internacional na educação profissional a partir das políticas de
instituições de formação técnica no Brasil e no Peru. nn. 171 f. Dissertação
(Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Esse estudo, inserido no Projeto de
Pesquisa “Concepções e Políticas da Educação Profissional”, na Linha de
Pesquisa “Políticas, Gestão e Avaliação”, é uma investigação no campo da
internacionalização da educação profissional e seus efeitos no Sul Global. A
pergunta norteadora é: qual as influências dos organismos internacionais na
formação e desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no Brasil e
no Peru, especificamente no CEETEPS e no SENATI? O objetivo é investigar as
formas e a extensão pelas quais organismos internacionais, em escala global e
regional, têm influenciado as políticas, práticas e configuração da educação
profissional e tecnológica no Sul Global. A ênfase nas instituições do Brasil e
do Peru se revela nos seguintes objetivos específicos: a) analisar a trajetória
histórica da educação profissional no Brasil e no Peru; b) examinar a
influência de organismos internacionais na formação educacional dos dois
países; c) comparar os sistemas educacionais de CEETEPS e SENATI; e d) avaliar
os desafios e adaptações de ambas as instituições frente às agendas globais.
Metodologicamente, a pesquisa utiliza uma abordagem mista, envolvendo
levantamento bibliográfico, análise documental e uma perspectiva de educação
comparada. Os documentos analisados incluem relatórios governamentais,
políticas de organismos internacionais, bem como estudos de caso que exploram
as práticas educacionais e curriculares nos contextos brasileiro e peruano. Os
resultados preliminares indicam que as influências globais na educação
profissional e tecnológica contribuem para uma padronização de práticas e
currículos, favorecendo a adaptação às demandas do mercado de trabalho
internacional, mas também revela tensões com as necessidades e realidades
locais. O estudo sugere que as políticas educacionais impulsionadas por
organismos internacionais, embora pretendam promover interconexão e progresso,
podem intensificar desigualdades regionais, especialmente em países do Sul Global.
A análise crítica desses impactos proporciona uma compreensão mais profunda
sobre os desafios e oportunidades da internacionalização no campo da educação
profissional. Dentre os estudos de referência, destacam-se as pesquisas de Rede
(2018) e Mendes (2019), ambas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, esses
estudos abordam, respectivamente, a internacionalização de currículos e a
gestão participativa no ensino profissional. A presente pesquisa tem como
principal contribuição a continuidade e verticalização dos estudos sobre a
internacionalização da educação profissional no contexto desse Programa.