A importância da energia eólica na produção de eletricidade no Brasil

Data de Apresentação:06/12/2011 Autor: Adriana Lucas Alcaraz López
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Prof. Dr. Dirceu Brasil Vieira

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Este trabalho contém os resultados de pesquisa sobre os problemas ambientais causados pela utilização e extração de fontes de energia não renováveis, nos últimos anos. Apresenta a situação atual de consumo de energia primária no mundo e no Brasil por fonte energética. Descreve os tipos e os processos de transformação das fontes de energia não renováveis e renováveis em eletricidade, com ênfase na energia eólica, considerada renovável e alternativa. Inclui a origem e evolução dos aerogeradores, a descrição do sistema eólico, os princípios e os métodos de cálculo do potencial elétrico. Apresenta o levantamento da matriz energética do Brasil e o potencial eólico onshore e offshore nas costas sul e sudeste do país para geração de eletricidade.

eletricidade

energia eólica