A Resolução CONAMA Nº307/2002 e as novas condições para gestão dos resíduos de construção e demolição

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Tecnologias Ambientais

Autor: Élcio Duduchi Careli

Orientador: Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Data de Apresentação: 01/09/2008

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Profª. Drª. Janaína Gameiro

A indústria da construção civil consome cerca de 50% de todos os recursos naturais. Em vários municípios brasileiros, os resíduos da construção e demolição (RCD) representam mais de 60% da totalidade dos resíduos sólidos urbanos gerados. A Resolução no 307 do CONAMA estabeleceu novas condições para o gerenciamento dos RCD no Brasil para minimizar os impactos ambientais gerados por estes resíduos.

O objetivo deste trabalho é examinar os limites e possibilidades para o exercício da responsabilidade no gerenciamento dos RCD pelos grandes geradores. A pesquisa foi realizada em 05 obras situadas em 05 municípios diferentes no Estado de SP.

As informações sobre o gerenciamento dos resíduos nos canteiros e as alternativas de destinação nas cidades foram obtidas nos projetos de gerenciamento de resíduos e nos documentos de registro da destinação. Foram relacionados os fatores que favorecem ou impõem limites para a destinação ambientalmente compromissada em cada caso.

Conclui-se que já há condições favoráveis, em diferentes medidas, ao cumprimento das determinações da Resolução CONAMA no 307. Porém, impõe-se como desafio superar alguns limites relacionados ao processo de gestão nas obras e ao desenvolvimento e implantação das soluções urbanas para o gerenciamento dos resíduos.

Gerenciamento dos resíduos da construção e demolição, Grandes geradores de resíduos da construção e demolição, Resíduos de construção e demolição, Resolução CONAMA no 307