Educação a distância via internet: funções e competências da tutoria

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Autor: Maria Helena Duarte Nunes Pereira

Orientador: Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Data de Apresentação: 05/07/2012

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

O objetivo deste trabalho é identificar as funções e as competências essenciais à atuação da tutoria em programas de EaD via internet para adultos. O método de pesquisa compôs-se de pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de opinião ou survey a partir dos mais importantes teóricos estudados, direcionada aos aspectos relacionados à forma de atuação dos tutores na educação a distância via internet, para adultos. Considerando-se o tutor como parte do corpo docente de um programa de EaD, buscou-se identificar a opinião de tutores sobre suas principais atribuições em um programa de EaD, com resultados apontando para a relevância das funções de apoio ao aluno no desempenho dos tutores em EaD via internet. O resultado da pesquisa e os fundamentos teóricos analisados serviram de base para a definição das funções e competências deste profissional da EaD.

Educação a Distância, Tutor, Tutoria