Data de Apresentação:30/05/2023 Autor: Maria Olívia Freire Holanda

Prof. Dr. Emerson Freire - CEETEPS

Profa. Dra. Cristiane Ferreira Mesquita - UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista - CEETEPS

HOLANDA, M. O. F. Formação técnica em design de móveis à luz das concepções de tecno-estética e desvio de função. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

O ato inventivo na concepção de um móvel concilia aspectos técnicos e estéticos, não no sentido de uma simples complementaridade, nem de oposição, mas de uma espécie de aliança entre técnica e estética. Esse acoplamento, união ou vínculo no momento da atividade inventiva, que pode ser observado em design, é o que o filósofo francês Gilbert Simondon denomina de tecno-estética. O presente trabalho estudou a problemática dos aspectos técnicos e estéticos que aparecem na formação profissional de cursos voltados ao Design, em especial em um curso de Design de Móveis. A questão a ser discutida nesta pesquisa é: Como e quais as possibilidades de criação de espaços de ensino-aprendizagem, em cursos voltados ao design, que levem em conta a dimensão tecno-estética a partir do conceito de desvio de função? O objetivo geral é analisar as possibilidades da criação de espaços de ensino-aprendizagem que levem em conta a dimensão tecno-estética e de desvio de função na formação técnica em Design de Móveis. Como objetivos específicos foram explorados os conceitos e definições relacionados ao design, à tecno-estética e ao desvio de função do processo inventivo; considerou-se refletir sobre a problemática das relações entre arte, técnica e estética, por meio de documentação pertinente ao curso de Design de Móveis e discutir questões relacionadas à formação profissional; elaborar estratégias pedagógicas que se utilizem da tecno-estética e do desvio de função como uma possibilidade de ensino-aprendizagem no curso de Design de Móveis e observar, por meio de estudo empírico, as interconexões entre técnica e estética quando da elaboração de artefatos (peças de mobiliário), tendo o desvio de função como um desafio à estruturação do design. Em termos metodológicos, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica, teórico-referencial, análise documental referente ao curso de Design de Móveis e seu eixo correspondente e elaboração da parte empírica com pesquisa-ação. Entre os resultados da pesquisa, foi possível elaborar um guia para análise de projetos em design de móveis a partir de uma perspectiva tecno-estética de ensino-aprendizagem para fins pedagógicos no curso, além de trazer reflexões para a elaboração de concepções sobre a atividade em design no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica que possam servir de apoio tanto em Design de Móveis especificamente quanto à formação em outras áreas. Ademais, a pesquisa pode ensejar outras pesquisas correlatas, práticas pedagógicas, novos direcionamentos curriculares e a elaboração de políticas, bem como para grupos de pesquisas interessados em desenvolver uma formação profissional centrada no conceito de tecno-estética.

Técnica. Estética. Tecno-estética. Desvio de Função. Educação e Trabalho. Concepções de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional e Tecnológica