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Dissertação

Políticas de inclusão da PcD na educação profissional e tecnológica: uma instituição paulista em foco

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Data de Apresentação:25/04/2025 Autor: Alex Rodrigues Barbosa
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional
Linha de Pesquisa:
Políticas, Gestão e Avaliação
Orientador:
Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS

Profa. Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA -
UDESC

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

Resumo

Barbosa, A. R. Políticas de inclusão da PcD na educação profissional e tecnológica: uma instituição paulista em foco. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.

 

Esta dissertação, desenvolvida por uma pessoa com deficiência visual e que atua na instituição em foco, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), teve por questão de pesquisa: como as políticas de inclusão da PcD do CEETEPS estão sendo desenvolvidas frente às políticas nacionais e paulista? Assim o presente trabalho teve por objetivos analisar as políticas de inclusão educacional tanto no Brasil quanto no estado de São Paulo, bem como investigar como o CEETEPS desenvolve a educação especial principalmente nas escolas técnicas (Etecs) e nas faculdades de tecnologia (Fatecs), além de se proporem possíveis adequações ao CEETEPS. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental como metodologia. Nos resultados, verificaram-se pontos comuns nas políticas nacional e paulista que se destacaram, como a previsão de um setor responsável pela inclusão nas instituições, a oferta do atendimento educacional especializado (AEE), a existência de profissionais especializados, o fornecimento de tecnologias assistivas, além da existência de documentos, como o estudo de caso e o plano de atendimento educacional especializado e de projetos pedagógicos que contemplem o AEE. Os resultados indicaram ainda que a instituição realiza diversas ações para a promoção da inclusão dos alunos com deficiência, no entanto, percebeu-se que há poucas diretrizes nos documentos oficiais. Constatou-se igualmente que o AEE é realizado a partir de uma empresa terceirizada; assim, sugeriu-se à instituição que as políticas de inclusão sejam melhor destacadas nos documentos oficiais, que haja a contratação de profissionais especializados e que haja um diálogo entre os setores da instituição, viabilizando uma melhor adequação das políticas internas frente às políticas nacional e paulista.

Políticas de inclusão. Educação Profissional e Tecnológica. Pessoa com deficiência. CEETEPS