Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS
Profa. Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA -
UDESC
Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS
Barbosa, A. R. Políticas de inclusão da PcD na educação
profissional e tecnológica: uma
instituição paulista em foco. 162
f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,
São Paulo, 2025.
Esta dissertação, desenvolvida
por uma pessoa com deficiência visual e que atua na instituição em foco, o
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), teve por questão
de pesquisa: como as políticas de inclusão da PcD do CEETEPS estão sendo
desenvolvidas frente às políticas nacionais e paulista? Assim o presente
trabalho teve por objetivos analisar as políticas de inclusão educacional tanto
no Brasil quanto no estado de São Paulo, bem como investigar como o CEETEPS
desenvolve a educação especial principalmente nas escolas técnicas (Etecs) e
nas faculdades de tecnologia (Fatecs), além de se proporem possíveis adequações
ao CEETEPS. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental como
metodologia. Nos resultados, verificaram-se pontos comuns nas políticas
nacional e paulista que se destacaram, como a previsão de um setor responsável
pela inclusão nas instituições, a oferta do atendimento educacional
especializado (AEE), a existência de profissionais especializados, o
fornecimento de tecnologias assistivas, além da existência de documentos, como
o estudo de caso e o plano de atendimento educacional especializado e de
projetos pedagógicos que contemplem o AEE. Os resultados indicaram ainda que a
instituição realiza diversas ações para a promoção da inclusão dos alunos com
deficiência, no entanto, percebeu-se que há poucas diretrizes nos documentos
oficiais. Constatou-se igualmente que o AEE é realizado a partir de uma empresa
terceirizada; assim, sugeriu-se à instituição que as políticas de inclusão
sejam melhor destacadas nos documentos oficiais, que haja a contratação de
profissionais especializados e que haja um diálogo entre os setores da
instituição, viabilizando uma melhor adequação das políticas internas frente às
políticas nacional e paulista.