Práticas de ensino e recursos tecnológicos na educação a distância via internet.

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Autor: Nadia Amalia Guimarães D´Addario

Orientador: Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Data de Apresentação: 26/07/2012

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

O objetivo principal do trabalho é identificar as práticas de ensino e recursos tecnológicos utilizados na EaD via Internet para adultos e analisar como estas práticas podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica sobre os modelos para desenvolvimento de cursos em EaD, as práticas de ensino utilizadas neste tipo de curso e os recursos existentes nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e levantamentos de dados de duas pesquisas empíricas. Também foi apresentado dados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, com mais de 2000 profissionais de EaD, sobre a utilização dos recursos presentes em AVAs e outra pesquisa foi desenvolvida para identificar as práticas/recursos tecnológicos realizada com alunos de EaD, usuários das redes sociais Linkedin e Facebook.

ambiente virtual de aprendizagem, Educação a Distância, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, RECURSOS TECNOLÓGICOS