Português Ingles Espanhol

Dissertação

Redes sociais e comunidades virtuais de professores

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:09/08/2011 Autor: Renato Mauro Richter
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Formação Tecnológica
Orientador:
Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Trevelin

 

Resumo

Este trabalho faz um estudo das comunidades virtuais de professores encontradas nas principais Redes Sociais do ciberespaço e busca observar o intercâmbio de informações, a partir do entendimento da estrutura dessas e do perfil de seus membros. O estudo busca embasamento em conceitos de Pós-Modernidade e Sociedade em Rede, para entender e observar o fenômeno das Redes Sociais e suas comunidades virtuais.

A partir da seleção e análise das redes sociais de professores, a ação tem como objetivo verificar seus conteúdos e relacionamentos entre os membros. O estudo observa a relação e sua influência no conteúdo disseminado. O trabalho permite estudar a dinâmica, fundamentalmente nas três principais Redes Sociais – Orkut, Facebook e Twitter – além das específicas em educação.

Foca a interação mediada por computador como fundamento da rede e também procura compreender a dinâmica e a difusão de informações através das Redes Sociais e comunidades de professores na Internet, assim como as relações sociais estruturam-se nesses espaços. A análise utiliza a compreensão da organização das Redes Sociais e dos valores trocados pelos atores envolvidos.

Comunidades Virtuais de Professores

Redes Sociais

Sociedade em Rede