Análise Temática: O que é? E para que serve?
Professor Me Leandro Romual da Silva: Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e diretor da Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão em Perus;
Professor Me Francisco de Souza Roberto Jr: Mestre em Gestão
e Desenvolvimento da Educação Profissional e professor do Senac de São José dos
Campos.
Descrição da Atividade:
O seminário tem por objetivo apresentar os fundamentos teóricos e os procedimentos metodológicos da Análise Temática (AT), técnica amplamente utilizada na pesquisa qualitativa em educação profissional. A atividade será estruturada em um encontro de 4 horas, com abordagem expositivo-dialogada e momentos interativos, nos quais os participantes terão contato com experiências reais de aplicação da Análise Temática, baseadas nas dissertações de mestrado dos professores Francisco Sousa Roberto Junior e Leandro Romual da Silva, ambos egressos do programa de pós-graduação do CEETEPS. A proposta busca ampliar o repertório metodológico de pesquisadores da área da educação profissional e tecnológica, promovendo reflexões sobre as etapas de codificação, categorização e interpretação de dados empíricos.
Objetivos:
- Apresentar os fundamentos conceituais da Análise Temática, situando-a no campo da pesquisa qualitativa.
- Demonstrar as etapas práticas da Análise Temática, com base na experiência de pesquisas realizadas no âmbito da unidade de pós-graduação, extensão e pesquisa do Centro Estadual de educação Tecnológica Paula Souza.
- Estimular o uso da Análise Temática como estratégia metodológica em investigações voltadas à formação docente e à educação profissional.
- Fornecer subsídios teóricos e práticos a pesquisadores e professores que buscam qualificar suas produções acadêmicas por meio de metodologias qualitativas robustas.
Data e horário: 19/09/2025 (6ª feira) - das 14h às 18h
Carga horária: 4 horas (1 encontro).
Modalidade: Encontro síncrono online.
Recursos Necessários: Computador ou notebook, conexão de internet, câmera e microfone.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem Microsoft Teams da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).
Público-alvo: Mestrandos, doutorandos ou pesquisadores que buscam alternativas dentro da metodologia de pesquisa qualitativa
Número de Vagas: 50
Certificação e frequência: Os participantes inscritos receberão o certificado emitido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza.
O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia: "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".
Investimento: Gratuito.
A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu: PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS
Inscrições: Para fazer a inscrição na atividade, clique aqui!
Referências básicas:
BRAUN, Virginia;
CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research
In Psychology, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 77-101, jan. 2006. Tradução de Prof. Dr. Luiz Fernando
Mackedanz.Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.
ROBERTO JR, Francisco de Sousa. Educação profissional e desenvolvimento profissional docente: os desafios para a formação docente em educação financeira na aprendizagem profissional. 2025. 120f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Unidade de Pós-Graduação, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025. Disponível em: Educação profissional e desenvolvimento profissional docente: os desafios para a formação docente em educação financeira na aprendizagem profissional - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Programa de Pós-Graduação - CPS. Acesso em: 16 de jun. 2025.
ROSA, Liane Serra da; MACKEDANZ, Luiz Fernando. A Análise Temática como metodolo gia na pesquisa qualitativa em educação em ciências. Atos de Pesquisa em Educação, Blu menau, v. 16, p. 1-23, 27 abr. 2021. Fundação Universidade Regional de Blumenau. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p. Tradução de Daisy Vaz de Moraes.
Silva, Leandro Romual da. Educação profissional e formação docente: o potencial formativo das comunidades investigativas de aprendizagem para o ensino médio técnico. 2025. 148f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Unidade de Pós-Graduação, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025. Disponível em: Educação profissional e formação docente: o potencial formativo das comunidades investigativas de aprendizagem para o ensino médio técnico - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Programa de Pós-Graduação - CPS. Acesso em: 16 de jun. 2025.