Português Ingles Espanhol

Análise Temática: O que é? E para que serve?

Data Encerramento: 15/09/2025

PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

Seminário

 Análise Temática: O que é? E para que serve?


Professor Responsável: Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM e Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS, orienta trabalhos na linha de Pesquisa Formação do Formador e, especificamente, no Grupo de Pesquisa Saberes e Trabalho docente. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (ATINER) nas unidades de Educação e Línguas e linguística.

Convidados: 

Professor Me Leandro Romual da Silva: Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e diretor da Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão em Perus;

Professor Me Francisco de Souza Roberto Jr: Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e professor do Senac de São José dos Campos.

Descrição da Atividade: 

O seminário tem por objetivo apresentar os fundamentos teóricos e os procedimentos metodológicos da Análise Temática (AT), técnica amplamente utilizada na pesquisa qualitativa em educação profissional. A atividade será estruturada em um encontro de 4 horas, com abordagem expositivo-dialogada e momentos interativos, nos quais os participantes terão contato com experiências reais de aplicação da Análise Temática, baseadas nas dissertações de mestrado dos professores Francisco Sousa Roberto Junior e Leandro Romual da Silva, ambos egressos do programa de pós-graduação do CEETEPS. A proposta busca ampliar o repertório metodológico de pesquisadores da área da educação profissional e tecnológica, promovendo reflexões sobre as etapas de codificação, categorização e interpretação de dados empíricos.

Objetivos:

- Apresentar os fundamentos conceituais da Análise Temática, situando-a no campo da pesquisa qualitativa.

- Demonstrar as etapas práticas da Análise Temática, com base na experiência de pesquisas realizadas no âmbito da unidade de pós-graduação, extensão e pesquisa do Centro Estadual de educação Tecnológica Paula Souza.

- Estimular o uso da Análise Temática como estratégia metodológica em investigações voltadas à formação docente e à educação profissional.

- Fornecer subsídios teóricos e práticos a pesquisadores e professores que buscam qualificar suas produções acadêmicas por meio de metodologias qualitativas robustas.

Data e horário: 19/09/2025 (6ª feira) - das 14h às 18h

Carga horária: 4 horas (1 encontro).

Modalidade: Encontro síncrono online.

Recursos Necessários: Computador ou notebook, conexão de internet, câmera e microfone.

Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem Microsoft Teams da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Público-alvo: Mestrandos, doutorandos ou pesquisadores que buscam alternativas dentro da metodologia de pesquisa qualitativa

Número de Vagas: 50

Certificação e frequência: Os participantes inscritos receberão o certificado emitido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. 

O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia: "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".

Investimento: Gratuito.

A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu: PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS

 Inscrições: Para fazer a inscrição na atividade, clique aqui!

Referências básicas: 

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research In Psychology, [S.L.], v. 3, n. 2, p. 77-101, jan. 2006. Tradução de Prof. Dr. Luiz Fernando Mackedanz.Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.

ROBERTO JR, Francisco de Sousa. Educação profissional e desenvolvimento profissional docente: os desafios para a formação docente em educação financeira na aprendizagem profissional. 2025. 120f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Unidade de Pós-Graduação, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025. Disponível em: Educação profissional e desenvolvimento profissional docente: os desafios para a formação docente em educação financeira na aprendizagem profissional - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Programa de Pós-Graduação - CPS. Acesso em: 16 de jun. 2025.

ROSA, Liane Serra da; MACKEDANZ, Luiz Fernando. A Análise Temática como metodolo gia na pesquisa qualitativa em educação em ciências. Atos de Pesquisa em Educação, Blu menau, v. 16, p. 1-23, 27 abr. 2021. Fundação Universidade Regional de Blumenau. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354202116e8574.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 624 p. Tradução de Daisy Vaz de Moraes.

Silva, Leandro Romual da. Educação profissional e formação docente: o potencial formativo das comunidades investigativas de aprendizagem para o ensino médio técnico. 2025. 148f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Unidade de Pós-Graduação, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025. Disponível em: Educação profissional e formação docente: o potencial formativo das comunidades investigativas de aprendizagem para o ensino médio técnico - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Programa de Pós-Graduação - CPS. Acesso em: 16 de jun. 2025.